Nupit-UFPE atinge marca dos 16 mil exames para diagnóstico da Covid pelo método RT-qPCR

Exame vem sendo aplicado pelo Nupit por demanda do SUS em todo o Estado de Pernambuco

O Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica Suely Galdino (Nupit), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Inovação Terapêutica (PPGIT) da UFPE, atingiu a marca dos 16 mil testes do tipo RT-qPCR realizados. Considerado o padrão ouro para detecção da Covid-19, o exame vem sendo aplicado pelo Nupit por demanda do SUS em todo o Estado de Pernambuco, e também a partir de convênios da Universidade com a Prefeitura do Recife e a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).

Reitor (ao centro) e equipe de pesquisadores do Nupit

O núcleo, coordenado pela professora Maira Galdino da Rocha Pitta, do Departamento de Bioquímica, conta com quatro professores e, para esta força tarefa, um total de dez professores de diferentes departamentos e 43 estudantes, assumiu a função de dar suporte ao Laboratório Central (Lacen) do Estado para testagem da Covid-19 atendendo à demanda SUS. Dos exames realizados até agora, incluindo pacientes pré-cirúrgicos do Hospital das Clínicas e alunos lotados nas Casas dos Estudantes entre outros, 3.989 acusaram positivo para a Covid-19.

Segundo Professora Maira Pitta, que conta com o reforço das professoras Michelly Pereira (vice-coordenadora) e Michelle Rosa no dia a dia das atividades, o maior desafio foi a readequação do laboratório de pesquisa para um laboratório de análises clínicas. Na relação dessas exigências estão, entre outras, a atuação de profissional legalmente registrado em Conselho Profissional como responsável técnico pelos laudos liberados; cadastro no Conselho Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES); rastreabilidade de todos os processos do diagnóstico e proteção das informações confidenciais dos pacientes. “Além de termos que seguir todas as normas de biossegurança, enfrentamos a missão de treinar a equipe em um curto espaço de tempo, incluindo aí os estudantes envolvidos”, destaca.

Vinculado ao PPGIT, o Nupit é um centro de excelência multidisciplinar e interdisciplinar de pesquisa, desenvolvimento e inovação que pretende levar o país a um alto nível em escala internacional em saúde, com ênfase a farmoquímicos, medicamentos e outros insumos essenciais e estratégicos para a saúde.

Professora Maira Galdino da Rocha Pitta

maira.pitta@ufpe.br