Nudfac-UFPE é único do Norte/Nordeste a ser habilitado pela Anvisa para realizar testes de avaliação EQFAR de dermocosméticos e cosméticos

Núcleo é ligado ao Departamento de Ciências Farmacêuticas

O Núcleo de Desenvolvimento Farmacêutico e Cosmético (Nudfac) da UFPE, do Departamento de Ciências Farmacêuticas (DCFar), foi habilitado como Centro de Equivalência Farmacêutica (EQFAR) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), tornando-se assim, o único laboratório no Norte e Nordeste apto e certificado para realizar testes de avaliação EQFAR de produtos dermofarmacêuticos e cosméticos. O professor Davi Santana é o coordenador do Nudfac, enquanto a professora Leila Leal e o professor Danilo Bedor são os responsáveis técnicos. Todos os três atuam no DCFar.

A certificação EQFAR significa que o Nudfac é reconhecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como uma organização capaz de realizar testes em medicamentos, cosméticos e pesticidas, utilizando técnicas avançadas de bioanálise, juntamente aos métodos alternativos aos testes em animais.

Esta não é a primeira vez que o Nudfac foi autorizado pela Anvisa. O centro foi certificado para Boas Práticas em testes de Bioequivalência e Bioavailabilidade de 2003 a 2018. Durante esse período, o centro desenvolveu cerca de 50 estudos para a indústria, incluindo empresas locais e nacionais. No entanto, em 2018, o Nudfac solicitou a suspensão dessa certificação porque a manutenção e calibração de equipamentos, bem como o treinamento de pessoal, requeriam um alto custo que o centro não podia arcar devido à diminuição da demanda nacional por esses estudos.

O Nudfac desenvolve produtos de acordo com a demanda e testa todos os medicamentos e cosméticos aplicados topicamente, além daqueles que exigem testes de desempenho usando pele e/ou membranas mucosas, como o esôfago, boca, jugal, olho e vaginal. Para os testes de desempenho, o centro utiliza pele e membranas mucosas de animais, incluindo porcos e gado, além de pele humana obtida após cirurgia bariátrica, com a aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa em Humanos. Portanto, são utilizados métodos alternativos aos testes em animais.

A certificação EQFAR do Nudfac/DCFar-CCS para UFPE é de grande importância para a Universidade. Isso permite que o centro realize testes físico-químicos e de desempenho exigidos pela Anvisa e outras agências reguladoras, apoiando assim o setor industrial. A certificação também contribui para superar as barreiras técnicas à exportação, agregando valor aos produtos brasileiros.

“Acreditamos que esse conjunto virtuoso, UFPE-indústria-sociedade, lastreado numa qualidade de serviço oficialmente certificada pela Anvisa, contribuirá fortemente para a melhoria dos indicadores de produtividade acadêmica nos diferentes níveis de ação do DCFar e da UFPE”, explica a professora Leila Leal, uma das responsáveis técnicas do Nudfac.

A certificação permitirá que o centro utilize técnicas avançadas de bioanálise, combinado a métodos alternativos aos testes em animais, que são praticamente inexistentes no Brasil. Essa plataforma certificada tem significativa relevância para o estado de Pernambuco, pois auxiliará um dos arranjos produtivos locais (APLs – Classe 24732 Fabricação de artigos de perfumaria e cosméticos). Além disso, contribuirá para as indústrias farmacêutica, cosmética e de pesticidas já em operação no estado, algumas das quais fazem parte do arranjo produtivo.

Professora Leila Leal

leila.leal@nudfac.com.br