Neab da UFPE faz seminário sobre representatividade da mulher negra

O evento acontece em homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e ao Dia Nacional de Tereza de Benguela

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Instituto Federal de Pernambuco no Campus Barreiros promovem o seminário “A representatividade da Mulher Negra: conquistas e desafios”, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e o Dia Nacional de Tereza de Benguela. Haverá também a sessão e debate do Cineab exibindo o documentário “Casca de Baobá".

O evento vai ocorrer amanhã (28), às 16h. A transmissão será pela plataforma do Google Meet com inscrições limitadas. O link de acesso à sala de aula estará disponibilizado na área de transmissão on-line, localizado no lado esquerdo do Even3 (na guia Atividades).

O evento também contará com palestras de Nathê Ferreira (“É nossa vez de falar: Preta grafiteira repensando a sua imagem na Arte Brasileira”), Joelma Santos (“Mulher negra e Literatura: representatividades e acessos”) e Ivanilda Amado Cardoso (“Julho das Pretas: agendas, lutas e soluções de educadoras insurgentes”).

28/07 às 16h
Exibição do Curta Documentário: “Casca de Baobá”

Abertura: Luiz Henrique Assis
Professor do Instituto Federal de Pernambuco no campus Barreiros, doutorando em História Social no PPGH da UFPE. Tem experiência na área de História da África e Relações Internacionais. Pesquisador associado do Instituto de Estudos Africanos - UFPE.
Mediação: Dayse Cabral De Moura
Escritora, ativista negra, com graduação em Pedagogia, mestrado e doutorado em Educação pela UFPE. Atualmente é professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino de Ensino da UFPE e coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da UFPE (Neab/UFPE).

Palestrantes

Nathê Ferreira (“É nossa vez de falar: Preta grafiteira repensando a sua imagem na Arte Brasileira”) é grafiteira, arte-educadora, graduada em Artes Visuais na UFPE. Reflete sobre as representações da imagem da mulher negra em seus trabalhos na Rua, na Academia e na rede. Integra o Coletivo Afronte, Trovoa e Maracatu Xangô Alafim.

Joelma Santos (“Mulher negra e Literatura: representatividades e acessos”) é doutora em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É professora das Literaturas africanas de língua portuguesa, negra-brasileira e indígena na Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (Facho) e na Fafire. É pesquisadora associada do Instituto de Estudos da África (Ieaf) da UFPE.

Ivanilda Amado Cardoso (“Julho das Pretas: agendas, lutas e soluções de educadoras insurgentes”) é doutora em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Tem doutorado em Sanduíche na Georgia State University-GSU-Atlanta-Geórgia, EUA). É membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da UFSCar.

Data da última modificação: 28/07/2021, 19:58