Nudoc planeja abertura de acervo a pesquisadores, exposição itinerante e debates

Projeto vai dar visibilidade à ação dos movimentos sociais em Pernambuco sob a ditadura militar no Brasil (1964-1985)

A equipe do Núcleo de Documentação sobre os Movimentos Sociais de Pernambuco Dênis Bernardes (Nudoc) da UFPE se reuniu com parceiros para planejar as ações do projeto em elaboração “Nudoc: abertura do acervo a pesquisadores, exposição itinerante e debates”. O projeto vai dar visibilidade à ação dos movimentos sociais em Pernambuco sob a ditadura militar no Brasil (1964-1985). O núcleo planeja realizar exposições e debates itinerantes, ao longo do ano, em escolas, universidades, sindicatos e bairros populares.

A ação prevê a difusão da ação criadora dos movimentos sociais sob a ditadura e sua retomada a partir dos fins dos anos 1970. O Nudoc, por meio de documentos e depoimentos, vai dar destaque às motivações, reivindicações, métodos de organização e luta de gerações passadas. O relatório final vai trazer denúncias das violações de direitos, por parte do Estado, contra pernambucanos ou em território pernambucano.

O Comitê Memória, Verdade e Justiça de Pernambuco (CMVJ-PE), a União de Estudantes de Pernambuco (UEP), o Diretório Central de Estudantes da UFPE (DCE), escolas da rede estadual e a União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco (Uespe) são parceiras do projeto.

contato.nudoc@ufpe.br

Data da última modificação: 12/04/2022, 15:58