Novo laboratório reforça intercâmbio entre Brasil e França

Na próxima segunda-feira (9), será lançado o Laboratório Misto Internacional Tropical Atlantic Interdisciplinary laboratory on physical, biogeochemical, ecological and human dynamics (LMI Tapioca), uma iniciativa conjunta do Institut de Recherche pour le Développement (IRD-France), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

A nova estrutura de pesquisa, que terá sede no Centro de Estudos e Ensaios de Risco e Modelagem Ambiental (Ceerma), no Campus Recife da UFPE, visa fortalecer a cooperação científica e acadêmica entre as duas universidades pernambucanas e os pesquisadores franceses do IRD, criando uma rede de excelência na área de Ciências Marinhas.

O evento de lançamento do LMI Tapioca, que ocorrerá às 9h, no anfiteatro do Ceerma, é parte da programação do workshop que se estenderá também até terça-feira (10), e que vai reunir pesquisadores representantes das duas universidades e das principais unidades mistas de pesquisa francesas que participam da iniciativa, como Arnaud Bertrand (IRD), Moacyr Araujo (Departamento de Oceanografia/UFPE), Flavia Lucena-Frédou (UFRPE), e Anne Lebourges Dhaussy (IRD), Fabrice Hernandez (IRD), entre outros.

Na pauta do evento, constam abordagens a temas como “Acoustic data and functional shape analyses”, “Seabirds and fishermen spatial behaviour” e “Hydrographic Parameters and current dynamics during ABRACOS: in situ measurements and numerical results”. A programação do workshop está disponível aqui.

Professor Moacyr Araujo (Departamento de Oceanografia - Docean-UFPE)
moa.ufpe@gmail.com

Data da última modificação: 05/04/2018, 13:42