Novo edital da UAB UFPE oferece 51 vagas para tutor dos cursos a distância

As inscrições iniciam hoje (5) e vão até o dia 20 deste mês, exclusivamente pela internet

A Secretaria de Programas de Educação Aberta e Digital (Spread), por meio da Coordenação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), abre inscrições com 51 vagas para o Processo Seletivo Simplificado para Tutores e Cadastro de Reserva (CR), que vão atuar nos cursos de bacharelado em Ciências Contábeis e licenciaturas em Letras – Espanhol, Letras – Português, História, Educação Física e Matemática; e as especializações em Ensino de Ciências e Matemática; Ensino de Língua e Literaturas Hispânicas; e Inovação e Tendências Educacionais, na modalidade de Educação a Distância, implantados no âmbito do Sistema UAB.

O tutor é o profissional selecionado como bolsista do sistema UAB para desempenhar atividades e ações a serem desenvolvidas na execução dos projetos pedagógicos, de acordo com as especificidades das áreas e dos cursos. Entre as atividades estão mediar a comunicação de conteúdos entre o professor e os cursistas; acompanhar as atividades dos discentes; manter regularidade de acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA); participar das atividades de capacitação e atualização promovidas pela Instituição de Ensino; apoiar operacionalmente a coordenação do curso nas atividades presenciais nos Polos, em especial na aplicação de avaliações; elaborar relatórios mensais de acompanhamento dos discentes; e ter disponibilidade de 20 horas semanais para atividades de tutoria.

O candidato interessado em participar da seleção deve residir no município de localização do polo ou em outro município do estado de Pernambuco que não ultrapasse 40 quilômetros do município sede/polo; possuir nacionalidade brasileira ou ser naturalizado no Brasil - se estrangeiro, estar legalmente matriculado em um curso da pós-graduação; estar em dia com a justiça eleitoral e, no caso do sexo masculino, estar em dia, também, com o serviço militar (nacionalidade brasileira); ter formação de nível superior nas áreas de conhecimento, conforme o perfil de formação de cada curso; possuir experiência comprovada no magistério de, no mínimo, um ano no Ensino Básico ou Superior ao se candidatar à vaga; não ser aluno regularmente matriculado em curso de graduação a distância da UFPE; e ter disponibilidade de viagem ao campus Recife e aos polos.

Vagas previstas para o período de 2023.1

Cursos EAD

Número de Vagas

Bacharelado em Ciências Contábeis

Licenciatura em Letras - Português

4 vagas + CR

Licenciatura em Letras - Espanhol

Licenciatura em Matemática

Licenciatura em História

3 vagas + CR

Licenciatura em Educação Física

Especialização em Ensino de Ciências e Matemática

8 vagas + CR

Especialização em Ensino de Língua e Literaturas Hispânicas

Especialização em Inovação e Tendências Educacionais

7 vagas + CR

As inscrições para as vagas de tutor presencial ou a distância são feitas exclusivamente pela internet, de hoje (5) até o dia 20 deste mês, a partir do preenchimento do formulário de inscrição (Google Forms) com os dados solicitados, selecionar o polo de inscrição e anexar cópia do diploma de graduação (frente/verso); comprovante de experiência no magistério básico ou superior de, no mínimo, um ano; cópia de documento de identificação oficial com foto (frente e verso); cópia do CPF (frente e verso); certidão de quitação eleitoral; certificado de reservista ou atestado de alistamento militar para brasileiros maiores de 18 anos; cópia de comprovante de residência (últimos 3 meses); além dos documentos comprobatórios relativos aos itens que o candidato pretende ver pontuados, organizados em sequência de itens em um único documento no formato pdf.

Ação

03/05/2023

Divulgação do edital no site https://www.ufpe.br/ead/editais

05/06/2023 a 20/06/2023

Período de inscrições

21/06/2023

Divulgação das Inscrições Homologadas no site https://www.ufpe.br/ead/editais

22/06/2023

Prazo para recurso até as 16h

23/06/2023 a 05/07/2023

Seleção de Candidatos – Análise Curricular

06/07/2023

Divulgação do Resultado Preliminar no site https://www.ufpe.br/ead/editais

07/07/2023

Prazo para recurso até as 16h

10/07/2023

Divulgação do Resultado Final no site https://www.ufpe.br/ead/editais

UAB NA UFPE – A Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFPE coordena e acompanha as atividades dos cursos ofertados pela Universidade no âmbito do sistema UAB; elabora as diretrizes internas e assessora os coordenadores de curso na gestão das atividades acadêmicas e administrativas, supervisionando a implantação e desenvolvimento dos cursos a distância nos Polos de apoio presencial. Também, gerencia registros e controles de bolsistas, em conjunto com os coordenadores de curso, além de fazer a prestação de contas dos recursos descentralizados pela UAB/Capes.

Coordenações dos cursos

contabeis.ead@ufpe.br