Notícias Notícias

Voltar

Novas edições do programa Opinião Pernambuco estão disponíveis no YouTube

Programa é exibido na TVU, canal 11.1, e na internet

A representatividade LGBTQIA+ na política, as lacunas do Auxílio Brasil, o retrocesso nas campanhas de vacinação Infantil no Brasil e os ataques aos Yanomami são as novas edições do programa de entrevistas que vai ao ar pela TVU Recife no canal 11.1 e pela internet, nas páginas do Facebook e YouTube, de segunda a sexta-feira às 19h40 e nas rádios Universitária FM 99,9 e Paulo Freire AM 820 às 8h30. 
 
A representatividade LGBTQIA+ na política foi mais um tema discutido pelo Opinião Pernambuco. Mesmo com o aumento de candidaturas de gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros, os eleitos e eleitas ainda representam uma parcela expressivamente minoritária. Apresentado por Josimar Parahyba, o programa recebeu Robeyoncé Lima, advogada e codeputada Estadual.
 
No final de 2021, o governo federal conseguiu aprovar a substituição do Bolsa Família por uma marca própria. O piso do benefício aumentou para R$ 400 mensais, mas seu redesenho, pouco focalizado, pode criar distorções. O Opinião Pernambuco falou sobre as lacunas do Auxílio Brasil. Apresentado por Josimar Parahyba, o programa recebeu Rogério da Veiga, especialista em Políticas e Gestão Governamental.
 
Nas últimas décadas, a campanha de vacinação contra, por exemplo, a poliomielite evitou mortes e a dor de muitas famílias. De uns anos pra cá, porém, a cobertura vacinal foi ficando cada vez menor. Dados do programa nacional de imunizações revelam que, no ano passado, apenas 67% das crianças haviam recebido ao menos três doses, contra uma imunização superior a 95% há mais de dez anos. Apresentado por Stella Maris, o programa sobre o tema vacinação infantil: retrocesso brasileiro contou com a participação do médico Eduardo Jorge Fonseca, pediatra e representante da Regional Pernambuco da Sociedade Brasileira de Imunizações.
 
Garimpeiros atuam na Terra Indígena Yanomami desde ao menos a década de 1980. A atividade viveu um declínio com a demarcação da terra indígena, em 1992, mas voltou a crescer nos últimos anos. De acordo com a Hutukara, principal associação Yanomami, a área desmatada por garimpeiros dentro do território cresceu, na comparação com o ano anterior, 46% em 2021. O Opinião Pernambuco debateu o tema os ataques aos Yanomami. Apresentado por Stella Maris, o programa teve a participação do senador Humberto Costa (PT-Pernambuco), presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado.
Data da última modificação: 26/05/2022, 09:28