Nova temporada do programa Sessão de Cinema Pernambucano estreia neste sábado, na TVU

Trabalho é uma parceria com o Projeto Alumiar, da Fundação Joaquim Nabuco, e também com o curso de Letras/Libras da UFPE

O Núcleo de TV e Rádios Universitárias (NTVRU) anuncia a nova temporada do programa Sessão de Cinema Pernambucano, na TVU, canal 11.1. A estreia será neste sábado (24), às 21h, com a exibição do filme “Rio Doce/CDU”, da diretora Adelina Pontual. O programa trará diversas novidades, entre elas o foco total na acessibilidade. Em atenção ao Setembro Surdo, a data de estreia não poderia ser em outro mês: todos os filmes e as entrevistas contarão com legendas, interpretação em Libras e audiodescrição. Além disso, também serão exibidos diversos curtas pernambucanos na programação.

O trabalho é uma parceria com o Projeto Alumiar, da Fundação Joaquim Nabuco, e também com o curso de Letras/Libras da Universidade Federal de Pernambuco.

Ao longo dos próximos meses, serão exibidos longas-metragens pernambucanos com reconhecimento nacional e internacional, como “O Rochedo e a Estrela” (Katia Mesel), “O Canto do Mar” (Arthur Lira), e “Colegas” (Marcelo Galvão). Entre os curtas, obras como “Recife de dentro pra fora” (Katia Mesel), “A onda traz o vento leva” (Gabriel Mascaro), “Clandestina Felicidade” (Beto Normal e Marcelo Gomes), “Cinema Glória” (Fernando Spencer e Felix Filho) e “Nº 27” (Marcelo Lordello).

Destaque da sessão de estreia, “Rio Doce/CDU” é uma obra de 2013 que faz uma viagem pelos subúrbios de Olinda e Recife, seguindo o itinerário do ônibus Rio Doce/CDU. Ela busca entender as transformações sociais a partir dessa linha, que cruza parte das duas cidades pernambucanas, cortando antigos bairros, revelando uma diversidade de paisagens urbanas e de pessoas que ali trabalham ou apenas se deslocam de um ponto a outro. No vai e vem das ruas, o ônibus segue seu percurso.

Adelina Pontual é diretora e roteirista. Realizou curtas-metragens e documentários para televisão e também atua como continuísta, deixando sua assinatura em 20 longas-metragens nacionais, entre eles “Carandiru”, de Héctor Babenco, “O Palhaço”, de Selton Mello, “A Festa da Menina Morta”, de Matheus Nachtergale, “Tatuagem”, de Hilton Lacerda e “Central do Brasil” e “Abril Despedaçado”, de Walter Salles.

As exibições acontecerão sempre aos sábados, a partir das 21h. Uma vez exibida cada obra, o sábado seguinte será de reapresentação, no mesmo horário, para aqueles que não puderam acompanhar ou desejem rever cada detalhe.

Data da última modificação: 21/09/2022, 15:06