Notícias Notícias

Voltar

Nova Central de Ar Medicinal do HC traz economia e vantagens assistenciais e técnicas

Estudo técnico redimensionou a capacidade necessária para o consumo real do hospital e contratar a locação de equipamento mais econômico

O Hospital das Clínicas da UFPE implantou a nova Central de Geração de Ar Comprimido Medicinal, estrutura que proporcionará menor custo e várias vantagens assistenciais e técnicas. A licitação para os serviços de locação e manutenção substitui o contrato antigo. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

“A nova central traz diversos benefícios como a redução de custos (de cerca de R$ 20 mil por mês), metade do custo com energia elétrica utilizada na central, monitoramento on-line em tempo real pela web das condições operacionais do sistema e análise trimestral da qualidade do ar”, explica o engenheiro Lélio Araújo, que é um dos fiscais técnicos do novo contrato.

Lélio Araújo explica que, graças a um estudo técnico foi possível redimensionar a capacidade necessária para o consumo real do hospital e, assim, contratar a locação de um equipamento de menor porte e mais econômico. “Consideramos a avaliação de pontos de consumo inoperantes e de novas tecnologias e protocolos adotados no HC, que são mais econômicos, como, por exemplo, novos ventiladores usados nas UTIs, melhores procedimentos assistenciais que controlam o uso deste gás e equipe de técnicos de gases 24 horas, agindo com rapidez para detecção e eliminação de eventuais vazamentos, entre outros”, ressalta o profissional.

O ar comprimido medicinal é usado em praticamente todos os ambientes críticos do hospital, em que a Resolução de Diretoria Colegiada (RCD) nº 50/2002 da Anvisa exige sua disponibilidade operacional, como: UTIs, Unidade Neonatal, COB, Central de Material e Esterilização, Bloco Cirúrgico, Enfermarias, salas de exames invasivos, Ressonância Magnética, Ambulatórios de Broncoscopia e Endoscopia, Tomografia, Hemodinâmica, salas de estabilização e infusão e salas de testes de equipamentos clínicos.

Data da última modificação: 04/05/2023, 14:06