Neurologista do HC cria projeto para disponibilizar informações de maneira didática sobre doenças neuromusculares

Anna Paula Paranhos conta com a participação de estudantes de graduação de Medicina

Fornecer informações atualizadas com evidências científicas sobre doenças neuromusculares por meio de uma linguagem acessível e de forma didática para a população em geral e para profissionais de saúde, através do perfil do Instagram @papo.neuromuscular, são alguns dos principais objetivos do projeto “Papo Neuromuscular” desenvolvido pela neurologista e coordenadora do Serviço de Doenças Neuromusculares do Hospital das Clínicas da UFPE, Anna Paula Paranhos, e que conta com a participação de estudantes de graduação de Medicina de cinco universidades federais do país e de uma estadual. O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Apesar de ter sido lançado recentemente, em julho deste ano, o projeto já era uma ideia antiga de Anna Paula Paranhos. “Esse era um projeto que eu já tinha em mente há muito tempo, mas ainda não tinha saído do papel. Acredito que, com a pandemia causada pela Covid-19, houve um aumento pela busca de informações nas mídias sociais. Então, achei que este seria o momento certo para o projeto nascer. Foi então que formamos um grupo de pesquisadores com interesse nos estudos das doenças neuromusculares”, explica.

De acordo com Anna Paula, a maioria das doenças neuromusculares são raras o que desperta o interesse dos pacientes que são acometidos por elas. “Além do interesse em saber mais sobre a doença, a atualização na Medicina é muito dinâmica o que acaba sendo difícil para as pessoas acompanharem as novidades, as pesquisas e os avanços. Então, o nosso papel também é esse, trazer o que há de novo e de forma rápida e acessível”, afirma.

Dentre os colaboradores, estão alunos da graduação de Medicina das Universidades Federais de Pernambuco (UFPE), Maranhão (UFMA), Paraíba (UFPB), Amazonas (UFAM), Alagoas (UFAL) e da Universidade do Estado do Pará (UEPA) que contribuem com a confecção das postagens que são publicadas no Instagram, a principal ferramenta digital que o programa utiliza, alinhando as pesquisas sobre doenças neuromusculares ao exercício da comunicação e linguagem acessível.

No momento, o quantitativo das vagas para colaboradores do projeto já está preenchido, mas estudantes de Medicina e outros profissionais de saúde interessados em participar das reuniões semanais – que ocorrem de maneira virtual e busca discutir o assunto (doenças neuromusculares) podem entrar em contato pelo e-mail paranhos.neurologia@hotmail.com ou via Instagram @papo.neuromuscular.

Data da última modificação: 05/08/2020, 14:48