Mostra oferece atividades gratuitas na área de Desenvolvimento Sustentável

Evento oferece cinco mesas-redondas, quatro palestras técnicas, oito minicursos, quatro plenárias, sessão de pôster e visita guiada

Teve início hoje (18) e prossegue até a próxima sexta-feira (22), a III Mostra de Engenharia de Materiais da UFPE (Memu), uma iniciativa que oferece cinco mesas-redondas, quatro palestras técnicas, oito minicursos, quatro plenárias, sessão de pôster e visita guiada com a perspectiva de enfrentar “Os desafios do desenvolvimento sustentável”, que é o tema da mostra. Com inscrição gratuita, ainda há vaga para quem quer participar de algumas atividades da programação.

Foto: Passarinho

Abertura ocorreu no auditório do INTM, no Campus Recife

Na solenidade de abertura do evento, realizada no auditório do Instituto Nacional de Tecnologia em União e Revestimento de Materiais (INTM), onde transcorrerão as atividades do III Memu, a professora e coordenadora da mostra, Magda Vieira, lançou o desafio aos presentes para que “cada um reflita sobre o que pode fazer para tornar sua atividade mais sustentável”. Para Bruno Monteiro, da Diretoria de Gestão Ambiental (DGA) da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) da UFPE, a mostra é uma ótima oportunidade para a Universidade ampliar suas ações de conscientização de sustentabilidade. “Evento como esse é bom para vermos que estamos no caminho certo”, pontuou.

O coordenador do INTM, professor Severino Urtiga, destacou a aproximação do propósito do instituto com o evento que está sediando. “Temos como missão dar suporte às ações ligadas à sustentabilidade e a III Memu aponta para uma área de produção, de materiais, que é bastante poluidora. Daí a necessidade de estarmos sensíveis a essa questão”, afirma. Também estiveram presentes à abertura da mostra os professores Edval Araújo, Carlos Augusto, Silvio Melo, o estudante e presidente do Diretório Acadêmico (DA) de Engenharia de Materiais, Mycael Dias.

A MOSTRA |A Memu foi fundado pelo Diretório Acadêmico (DA) do curso de Engenharia de Materiais da UFPE em 2016 e tem como objetivo promover um fórum de discussão multidisciplinar na área de Ciência e Engenharia de Materiais, com foco na integração da comunidade industrial, estudantes, professores e pesquisadores.

As inscrições e participação nas atividades do evento são gratuitas, com objetivo de possibilitar a ampla participação estudantil. É esperado um público de aproximadamente 250 pessoas por dia, nas diversas atividades programadas ao longo da semana do evento. Esse ano, a Memu irá oferecer atividades paralelas específicas para estudantes do Ensino Médio da rede pública da Região Metropolitana do Recife.

Em sua terceira edição, a mostra traz ainda um desafio a seus participantes: “Construa Conhecimento e Viva Solidariedade”. Além da inscrição pelo site no evento e nas atividades, cada participante deverá levar no momento do credenciamento, pelo menos 1 kg de alimento não perecível (açúcar, feijão ou arroz), garantindo sua participação nas atividades que estiver inscrito.

Os alimentos arrecadados serão doados a instituições de apoio social da Região Metropolitana do Recife, entre elas, o Lar Batista Elizabeth Mein (Lar Bem), orfanato localizado no bairro do Cordeiro.

Data da última modificação: 19/11/2019, 15:50