Mostra Experimento Tipográfico explora interfaces entre design e artes visuais e homenageia artistas de Caruaru

Trabalhos foram produzidos por alunos do curso de Design do CAA da UFPE entre 2019 e 2021

A Mostra Experimento Tipográfico, em cartaz na Casa Galeria Galpão do 30º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), apresenta ao público o resultado de experimentações visuais desenvolvidas ao longo do projeto de extensão acadêmica homônimo, contemplado no Edital Proexc 2019-10 de Apoio à Pesquisa em Criação Artística e realizado pelos alunos do curso de Design do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE entre 2019 e 2021. A Casa Galeria Galpão fica na Rua Euclides Dourado, 510, em Garanhuns, funcionando das 16h às 22h. A mostra foi aberta no dia 23 e ficará até o dia 31 deste mês.

Projeto é coordenado pela professora Fátima Finizola, do CAA

As atividades desenvolvidas durante o projeto buscaram explorar diferentes aspectos estéticos e criativos do desenho e da composição tipográfica aliadas ao emprego de diversas técnicas de produção gráfica alternativas e semi-industriais. O tema “Artistas de Caruaru” foi eleito para servir como mote para a elaboração de uma coleção de pôsteres em homenagem a dez artistas locais. Após o processo criativo elaborado de forma digital, foram escolhidas técnicas de impressão relevográficas, tais como a tipografia e a linoleogravura, enquanto procedimentos técnicos para confeccionar uma tiragem experimental de cartazes.

Alunos experimentaram diversas técnicas de impressão

Devido aos impactos da pandemia, o resultado da ação havia sido compartilhado com o público, até o presente momento, apenas por meio de uma exposição virtual. A mostra realizada no FIG 2022 apresenta, pela primeira vez em formato presencial, as etapas do processo criativo e o resultado do projeto à comunidade local.

ARTISTAS HOMENAGEADOS – Caruaru é uma cidade que tem em sua história a poesia, desde a produção dos tradicionais cordéis até uma nova geração de escritores. Nesta curadoria, foram homenageados o trabalho de três gerações de artistas de diferentes contextos: poetas marginais, poetas de 'gaveta', entre outros poetas que atuam na cidade de Caruaru, mas que são muitas vezes invisibilizados pela cena literária. Foram eles: Janduhy Nascimento, Zé Barreto, Maria Clara Mendes, Maria Kilô Ferreira, Luiz Ribeiro, Ciron, Bradock, Rafael Bezerra, Nay Harrison e Zenaco Incarus.

A Mostra Experimento Tipográfico é coordenada por Fátima Finizola, designer, pesquisadora e professora do curso de Design do Núcleo de Design e Comunicação do CAA. O projeto de extensão acadêmica Experimento Tipográfico e a coleção de cartazes apresentada no 30º FIG foram desenvolvidos por discentes da disciplina de Tipografia Básica do curso de Design da UFPE e alunos e docentes vinculados ao Laboratório de Tipografia do Agreste. Para produção e montagem da mostra destacamos a participação dos discentes Palloma Paulino, Ythalla Maraysa, Henriques Ferreira, Wellington Rodrigues e Maria de Fátima da Silva.

Data da última modificação: 25/07/2022, 15:32