Notícias Notícias

Voltar

Minicurso “Prevenção/Tratamento do Câncer de Mama" é mais uma atração do Outubro Rosa

Diversos médicos falaram sobre a importância do autoexame e sobre fatores de risco para o aparecimento da doença

Foto: Moisés de Holanda/HC-Ebserh

Profissionais, estudantes e pacientes assistiram as palestras

O minicurso “Prevenção/Tratamento do Câncer de Mama” deu continuidade à programação do Outubro Rosa do Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O evento multidisciplinar foi realizado hoje (21) pela manhã, no anfiteatro 1 (Professor José Remígio Neto), sendo destinado a profissionais, estudantes e pacientes.

O minicurso contou com a abertura do superintendente do HC, Frederico Jorge Ribeiro, que destacou a importância de eventos como esse para a difusão de conhecimento e troca de conhecimentos. A programação do HC neste Outubro Rosa tem contado com uma série de ações, que vão de palestras até mutirões de saúde e de prestação de serviços tanto para o público interno quanto para o externo.

A primeira palestra foi da mastologista Ana Beatriz Albuquerque, que discorreu sobre as estatísticas de câncer de mama, a importância do autoexame (para a mulher ter familiaridade com as mamas para identificar alguma alteração) e a mamografia (o exame de rastreio do tumor), além dos fatores de risco, estratégias de prevenção, tipos de câncer de mama e estágios da doença.

Na sequência, o oncologista Glauber Leitão falou sobre os tratamentos e os seus tipos na palestra “Bases das terapias atuais”, abordando as modalidades adjuvante (após a cirurgia), neoadjuvante (antes da cirurgia) e paliativa, entre outros assuntos.

“A imunoterapia é a novidade do setor e foi aprovada recentemente no Brasil. Ela atua no bloqueio de determinados fatores e provoca o aumento da resposta imune, estimulando a ação das células de defesa no reconhecimento do tumor como um agente agressor”, explicou Glauber.

Partindo para outras abordagens da área da saúde sobre o câncer de mama, o minicurso posteriormente apresentou o ponto de vista da nutrição sobre o assunto com a nutricionista do HC Aline Rafaelly. A especialista discorreu amplamente sobre os fatores do câncer que são relacionados à alimentação, explicando como o estado nutricional pode influir no desenvolvimento da doença e elencando elementos presentes na alimentação que são promotores do câncer de mama, como aditivos alimentares e xenobióticos, ou protetores, como o ômega-3.

O evento foi finalizado com a palestra do profissional de educação física Cassiano Vasconcelos, abordando os benefícios da prática regular dos exercícios físicos no pré e pós-tratamento do câncer e detalhando como deve ser passado um programa de exercícios especificamente para pacientes que estão enfrentando o tratamento da doença.

RECONSTRUÇÃO MAMÁRIA – Começou hoje (21) e vai até a próxima sexta (25), a 5ª edição do Mutirão de Reconstrução Mamária. Neste período, dez mulheres serão operadas pelo Serviço de Cirurgia Plástica.

Data da última modificação: 21/10/2019, 15:43