Mestrado profissional em Ensino de História apresenta trabalhos de primeiros concluintes

Defesas no novo mestrado ocorrerão de 27 a 31 deste mês

A Coordenação do Mestrado Profissional em Ensino de História da UFPE (ProfHistória) vai promover, de 27 a 31 deste mês, as primeiras bancas de defesa do curso, que se realizarão no auditório do Programa de Pós-Graduação em História, no 10º andar do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) e na sala 1 do mesmo programa. Segundo a professora Adriana Maria Paulo da Silva, coordenadora do mestrado profissional, o Profhistória “foi um curso criado em 2016, para funcionar em rede com várias instituições do Brasil, e a defesa desses trabalhos atesta a importância da iniciativa”.

Foto: Fabson Gabriel

Trabalhos serão apresentados em salas e auditório do PPGH

No dia 27, às 9h, será defendido o trabalho “O currículo de história e o sentimento de pertencimento cultural de estudantes negros nos anos finais do ensino fundamental”, de autoria de José Walmilson do Rêgo Barros, orientado pela professora Eleta de Carvalho Freire. A banca examinadora inclui as professoras Marta Margarida de Andrade Lima (UFPE) e Roseane Maria de Amorim (UFPB).

No dia 30, também às 9h, no auditório do PPGH, será a vez da dissertação “Das ruas para as aulas de história: infâncias, cidadania e direitos humanos”, de autoria de Emanuel Bernardo Tenório Cavalcante, ser apresentada. O orientado foi o professor Humberto da Silva Miranda e a banca examinadora é formada também pelos professores Juliana Alves de Andrade (UFPE) e Aílton José Morelli (UEM).

No mesmo dia (30), às 9h, na Sala 1 do PPGH (10º andar do CFCH), a dissertação “Formação e saberes docentes: apropriações e ressignificações de conceitos históricos no ensino médio”, de Merval Santos de Oliveira, será apresentada. O trabalho foi orientado pela professora Marta Margarida de Andrade Lima e será examinado pela banca que inclui as professoras Eleta de Carvalho Freire (Membro Interno), professora Margarida Maria Dias de Oliveira (Membro Externo – UFRN) e professora Maria Lúcia Ferreira de Figueirêdo Barbosa (Membro Externo – UFPE)

Já no dia 31, às 9h, no auditório do PPGH, o trabalho “Múltiplos olhares para a aprendizagem histórica: o conceito de nação através de evidências visuais”, de Hugo Alexandre de Araújo, orientado pela professora Marta Margarida de Andrade Lima. A banca inclui os professores Juliana Alves de Andrade (UFPE), Margarida Maria Dias de Oliveira (UFRN) e Ricardo José Lima Bezerra (UPE).

Também no dia 31, às 14h, na Sala 1 do PPGH (10º andar do CFCH), a dissertação “A história da África na escola, construindo olhares “outros”: as contribuições do manual do professor do livro didático de história do ensino médio”, de autoria de Elisângela Coêlho da Silva, orientada pela professora Marta Margarida de Andrade Lima, será apresentada. A banca examinadora é formada ainda pelos professores Edson Hely Silva (UFPE), Maria Telvira da Conceição (Urca) e Caetano De’Carli Viana Costa (UFRPE).

Mestrado Profissional em Ensino de História

profhistoriaufpe@gmail.com