Notícias Notícias

Voltar

Mestra em Antropologia pela UFPE ganha Prêmio Associação Internacional de Estudos de Afetos e Religiões

Dissertação é intitulada “‘A minha luz é deus e o meu relógio é o meu pensamento’: agência feminina, tempo e suspensão na Jurema de Mestra Paulina”

A antropóloga Izabella Barbosa da Silva foi a vencedora do segundo Prêmio Associação Internacional de Estudos de Afetos e Religiões (Amar)/Fogo Editorial de Teses, Dissertações e Monografias. Sua dissertação “‘A minha luz é deus e o meu relógio é o meu pensamento’: agência feminina, tempo e suspensão na Jurema de Mestra Paulina” foi defendida no Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 2019, sob a orientação da professora Roberta Bivar Carneiro Campos. O prêmio tem o intuito de estimular a produção e elaboração de teses, dissertações e monografias de qualidade que versem sobre religiões/religiosidades e temas correlatos. A autora terá a obra publicada pela Fogo Editorial, editora oficial da Amar, e também receberá um certificado de premiação.

“Sob as bases metodológicas da etnobiografia, buscamos refletir sobre agência e subjetividade feminina, reforçando a compreensão de que personagens biográficos são sujeitos em processo de construção e transformação de si, sendo a escrita etnobiográfica uma construção situada, sem a pretensão de apreensão do sujeito como um todo e sem fixá-lo no tempo da escrita. E por falar em tempo, categoria a qual perpassa todo este trabalho, ele é aqui compreendido como conceito mutável e variável, sob qual buscaremos apresentar ao leitor as problematizações que nos foram possíveis acessar desta experiência etnobiográfica, a partir das trajetórias de sofrimento, violência, exclusão, inadequação, mas também de transformação de si através dos agenciamentos criativos das nossas 'personagens'”, explica a autora no resumo da pesquisa.

Data da última modificação: 17/12/2020, 16:50