Notícias Notícias

Voltar

Mês da Ética em Pesquisa do HC é aberto com simpósio hoje (14)

Palestras abordaram aspectos históricos, resolução nacional sobre o tema, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) na pesquisa, e dúvidas dos pesquisadores

O I Mês da Ética e Pesquisa do Hospital das Clínicas da UFPE foi aberto na manhã de hoje (14) com a realização de um simpósio, que discutiu a regulamentação da Ética em Pesquisa, no Anfiteatro 1 do HC, e voltado para residentes. À tarde, a programação contou com a oficina para preenchimento de dados de projeto na Plataforma Brasil – outras datas alternativas para a realização da oficina são os dias 21 e 28 deste mês, sempre das 14h às 17h.

“Esse é um momento pensado com carinho para os residentes do HC entenderem e tirarem dúvidas sobre a importância das normativas e questões operacionais para a realização de pesquisas respeitando as suas regras éticas e os seus participantes”, explica a gerente de Ensino e Pesquisa do HC, Claudia Marques, que abriu o simpósio.

Os aspectos históricos que geraram a necessidade de regramentos éticos em pesquisas com seres humanos foram abordados pela vice-coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do HC, Ana Caetano. “Precisamos entender e sensibilizar as pessoas sobre a importância da ética em pesquisa por meio da empatia. Quando a gente se coloca no outro, conseguimos enxergar e entender a ética que devemos ter com aquela pessoa que está participando da pesquisa”, ressalta Ana Caetano.

A segunda palestra abordou a Resolução 466/1, que traz as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos no Brasil, e foi ministrada pelo membro do membro do Serviço de Bioética Clínica do HC, Agostinho Machado. “A Resolução tem como objetivo orientar e ajudar o pesquisador a desenvolver o seu trabalho de forma ética. O Brasil é uma das referências nesse assunto, inclusive, por meio do controle social”, salienta Agostinho Machado.

O evento discutiu também a Lei Geral de Proteção da Dados (LGPD) na pesquisa, as maiores dúvidas dos pesquisadores (relatos de caso e estudos multicêntricos/coparticipação) e os maiores problemas durante a submissão.

Data da última modificação: 14/09/2022, 15:53