Notícias Notícias

Voltar

Mês da Consciência Negra conta com ações de diversos grupos da UFPE

Núcleos, grupos e laboratórios que trabalham com a questão racial prepararam uma programação especial para marcar novembro

Núcleos, grupos e laboratórios da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que trabalham com a questão racial prepararam uma programação especial para marcar novembro, o Mês da Consciência Negra. É o caso do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), do Grupo de Estudos e Pesquisas em Autobiografias, Racismos e Antirracismos na Educação (Gepar) e do Laboratório de Educação das Relações Étnico-Raciais (Laberer). 

NEAB – O Neab realiza este mês seu XI Seminário e o III Webnário da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com o tema “Educação e saúde nas relações étnico-raciais: movimentos de resiliências e resistências”, o evento acontecerá nos dias 24 e 25 e as inscrições são gratuitas. A transmissão acontecerá via Google Meet, mas a plataforma comporta uma quantidade limitada de pessoas. 

A mesa do dia 24, à tarde, vai abordar o tema “A saúde da população negra na diáspora”, enquanto a discussão do dia 25, à noite, será sobre “Educação de jovens e adultos e as relações étnico-raciais: políticas, epistemologias e práticas pedagógicas”. A programação detalhada está no Instagram do Neab. O link de acesso à sala de aula será enviado por e-mail cadastrado no momento da inscrição. O evento emitirá certificados aos inscritos.

GEPAR – Com o tema geral “O racismo estrutural insiste, a negritude (re)existe!”, o Gepar promove três atividades: webnários, lives e Feira dos Pretos Negócios. Os webnários abordam temas como a história do Quilombo do Portão de Gelo (dia 20), possibilidades de diálogo para a luta antirracista (dia 23) e memória da negritude em intercâmbio no ensino superior de Pernambuco (dia 30), sempre às 19h. Confira a programação detalhada. 

As lives tratam de negritude e cultura na teoria do afogamento (dia 18), autobiografias antirracistas de estudantes indígenas (dia 25) e construtos teóricos e metodológicos produzidos no Gepar (2 de dezembro), sempre às 16h. Veja a programação detalhada. A Feira dos Pretos Negócios será de 20 a 22 de novembro, em frente ao Palácio de Yemanjá, com desfile de moda africana, apresentações culturais, culinária, oficinas e palestras.

LABERER – O Laberer desenvolve uma série de eventos virtuais, que se estendem até o dia 28. A programação, que se propõe a fomentar a discussão sobre Educação das Relações Étnico-Raciais nos mais diversos espaços e segmentos da nossa sociedade, sobretudo no campo das Artes e da Educação, inclui ciclo de leituras e debates dos projetos “Música e Arte Afrocentrada” e “Memória e Presença Viva de Autorias Negras”. Saiba mais. 

Data da última modificação: 25/11/2020, 18:25