Memorial da Medicina de Pernambuco recebe fórum sobre reforma urbana e direito à cidade

O encontro presencial ocorre nesta quinta-feira (20), das 8h30 às 13h

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Observatório das Metrópoles promove o fórum “Reforma Urbana e Direito à Cidade no Recife: como repensar sua agenda?”. O encontro presencial ocorre nesta quinta-feira (20), das 8h30 às 13h, no auditório do Memorial da Medicina de Pernambuco (UFPE), no Derby. A iniciativa tem o objetivo de ampliar a discussão dos problemas relacionados aos tópicos do livro “Reforma Urbana e Direito à Cidade”,  que será lançado ainda este ano. Não há necessidade de inscrição prévia.

Além da apresentação do livro, a programação do fórum será composta por sessão de debates e mesas-redondas com discussões no âmbito das perspectivas do segmento popular e movimentos sociais e do poder público e instituições acadêmicas, entre outras atividades. O fórum é uma iniciativa do Observatório PE/Núcleo Recife do INCT Observatório das Metrópoles e terá a participação de representantes da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFPE, Fórum do Prezeis, Habitat para a Humanidade, Secretaria de Habitação do Recife e Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), entre outros.

O Núcleo Recife do Observatório das Metrópoles foi criado em 2000. Ele está sediado no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPE, sendo coordenado pelas professoras Maria Ângela de Almeida Souza e Rosa Maria Cortês de Lima.

BOLETIM DESIGUALDADE NAS METRÓPOLES - Está no ar a 10ª edição do boletim Desigualdade nas Metrópoles, publicação do Observatório das Metrópoles que tem como objetivo produzir um conjunto de informações relevantes sobre as desigualdades de rendimentos no interior das regiões metropolitanas do país. O material visa ainda colaborar para um debate público a respeito da situação das metrópoles brasileiras no que diz respeito às desigualdades sociais.

Nesta edição, o material aponta que houve aumento na renda domiciliar do trabalho, alcançando a média de R$ 1.518,00. Esta, porém, ainda se encontra abaixo do valor encontrado no início de 2020. O estudo é fruto de colaboração realizada entre o INCT Observatório das Metrópoles, PUCRS Data Social e Rede de Observatórios da Dívida Social na América Latina (RedODSAL).

Data da última modificação: 18/10/2022, 14:39