Notícias Notícias

Voltar

Memória de Immanuel Wallerstein será tema de seminário nesta quinta-feira (10)

Evento será no auditório 2 da Biblioteca Central

Immanuel Wallerstein era sociólogo e cientista político

O Instituto de Estudos da Ásia da UFPE promoverá nesta quinta-feira (10), a partir das 14h no auditório 2 da Biblioteca Central, um seminário em homenagem à memória de Immanuel Wallerstein, sociólogo norte-americano que faleceu em agosto deste ano. O evento debaterá as principais contribuições do sociólogo para as humanidades e para a ciência e contará com os palestrantes Felipe Reis (UEPB/Fomerco), Gustavo Rocha (Asces-Unita/Ieasia), Joyce Helena (Faculdade Damas/Ieasia) e Marcos Costa Lima (PPGCP UFPE/Ieasia). O evento terá certificado de participação.

Immanuel Wallerstein faleceu aos 88 anos. Sociólogo e cientista político, o escritor norte-americano revolucionou o estudo do capitalismo com a monumental obra “O sistema-mundo moderno”, estruturada em quatro volumes, o último deles publicado em 2011, referindo-se ao período que se estende da Revolução Francesa até a Primeira Guerra Mundial.

Wallerstein analisou em profundidade o colonialismo africano até os anos 70, quando se converteu num dos mais influentes teóricos da economia capitalista global. Referência para o movimento antiglobalização, desenvolveu uma particular análise das origens e evolução do sistema capitalista.

Data da última modificação: 08/10/2019, 15:01