Notícias Notícias

Voltar

Membros do Progesta do HC participam da Semana do Bebê - Recife 2021

As profissionais participam de painéis on-line, que serão transmitidos pelo canal do YouTube da Prefeitura

Duas profissionais do Hospital das Clínicas da UFPE/Ebserh e uma professora do Departamento de Fisioterapia da UFPE, ligadas ao Programa de Atenção à Gestante Adolescente (Progesta) participam da Semana do Bebê – Recife 2021, evento realizado pela Prefeitura da Cidade do Recife com apoio do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), de 24 a 30 deste mês. O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

As profissionais participam de painéis on-line, que serão transmitidos pelo canal do YouTube da prefeitura. Hoje (25), a fisioterapeuta Caroline Wanderley Souto Ferreira debate a “Preparação para o parto”; e, amanhã (26), é a vez da nutricionista Ana Elisabeth Burle de Menezes falar no painel “Nutrição na gestação”. Ontem (24), a psicóloga Luciana Souza Leão participou do painel “A primeira infância começa na gestação: entendendo os aspectos físicos e psicológicos desta transformação!”.

“O convite é um reconhecimento ao nosso projeto que é um sonho. O Progesta vai além da preparação para uma gestação saudável e um bom parto porque empodera a mulher para este momento em que ela deve estar tranquila, segura e preparada favorecendo o seu protagonismo nos cuidados consigo e com o bebê”, explica Caroline Wanderley, que é a coordenadora do Progesta.

A Semana do Bebê é uma das principais estratégias do Unicef para assegurar a atenção adequada a crianças de até seis anos de idade e colocá-la como uma prioridade na agenda dos municípios. No evento, serão abordados temas como mortalidade infantil, aleitamento materno, gravidez na adolescência, formação de vínculo e estimulação do bebê, por meio da organização de oficinas, atividades lúdicas e culturais.

PROJETO – Criado em 2004, o Progesta é desenvolvido por uma equipe interdisciplinar formada por médica pediatra e hebiatra (especialista em adolescentes), assistente social, enfermeiras, psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta e dentista. Além de profissionais, o projeto conta com a participação de estudantes da graduação, residentes e mestrandos.

O projeto é composto por encontros compostos por sessão e orientações fisioterapêuticas para diminuir o desconforto da gestação e facilitar o parto natural, bem como oficinas educativas ministradas por profissionais, que abordam assuntos como as transformações físicas na gravidez, direitos da gestante, tipos e sinais de parto, aleitamento materno, planejamento familiar, paternidade, entre outros.

Data da última modificação: 25/05/2021, 17:46