Maria Gabriela Martin Ávila recebe título de Professora Emérita da UFPE

A também professora aposentada Socorro Ferraz fez o discurso panegírico, destacando a importância dos estudos da homenageada para a Arqueologia

A contribuição da professora aposentada do Departamento de História da UFPE Maria Gabriela Martin Ávila para a ciência foi oficialmente reconhecida, na manhã de ontem (7), durante outorga do título de Professora Emérita da Universidade. A cerimônia ocorreu no Auditório Jorge Lobo, no Centro de Ciências da Saúde (CCS), no Campus Recife, e foi presidida pelo reitor Anísio Brasileiro.

Foto: Passarinho

Reitor entrega o título a Gabriela Martin

Os muitos papeis da docente, como professora, pesquisadora e gestora, foram destacados pela professora aposentada da Universidade Socorro Ferraz, durante o seu discurso panegírico. Ela ressaltou a importância da homenageada no estudo da Arqueologia pré-histórica do Nordeste e também a sua enorme generosidade. “Haveria muito mais a dizer sobre as realizações da professora Gabriela. Ela foi uma grande pesquisadora, que trabalhou muito com o outro e para o outro, o que é muito importante”, afirmou Socorro Ferraz.

O discurso panegírico foi seguido da trasladação das vestes talares, da leitura e assinatura da outorga do título de Professora Emérita. Em seguida, a docente Maria Gabriela Martin Ávila aproveitou a oportunidade para agradecer e refletir sobre a sua trajetória, sem deixar de enfatizar o papel da Arqueologia. “Como disciplina, a Arqueologia pré-histórica não se lecionava no Nordeste do país, por isso, sinto orgulho de ter sido a primeira professora a lecionar a disciplina na Unicap e, depois, aqui na UFPE. Em Arqueologia, a parceria entre as ciências humanas não é apenas importante, mas fundamental”, afirmou.

O reitor Anísio Brasileiro seguiu o discurso da homenageada, ressaltando a importância do fortalecimento das humanidades, principalmente nesse momento da nossa história. “Precisamos defender as ciências humanas. A Universidade só existe porque ela se questiona, e são essas ciências que instigam a crítica e a reflexão”, finalizou.

CURRÍCULO – Reconhecida pelos professores do Departamento de Arqueologia “como a grande mentora e responsável pela existência desse curso”, Maria Gabriela Martin Ávila ingressou na Universidade como professora em 1971 e, juntamente com o então professor Marcos Albuquerque, fez crescer de forma intensa a área da Arqueologia no Departamento de História.

A docente foi coordenadora do curso de História (1973-1979), atuou como vice-diretora do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) e, em 1984, assumiu a titularidade como professora. De 1980 a 1988, coordenou o Núcleo de Estudos Arqueológicos, de onde saiu para coordenar o Programa de Pós-Graduação em História, tendo criado, em 2002, o Programa de Pós-Graduação em Arqueologia e contribuindo para o seu crescimento e na recente obtenção do nível 5 diante da Capes.

Veja aqui as fotos da solenidade, de autoria do fotógrafo Passarinho, da Ascom UFPE.

Data da última modificação: 08/08/2019, 14:11