Mangue Baja celebra resultado na 28ª Competição Baja SAE Brasil e conquista vaga para mais um mundial

Equipe da UFPE será uma das três equipes brasileiras a embarcar para os Estados Unidos em 2024

Por Eugênia Bezerra

A equipe Mangue Baja retornou da 28ª Competição Baja SAE Brasil, realizada na cidade de São José dos Campos (SP), de 1º a 5 de março, com mais algumas premiações para sua trajetória e uma vaga garantida no mundial de 2024. O grupo formado por estudantes das Engenharias da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) colocou seu novo veículo na pista, um modelo 4x4, e será uma das três equipes brasileiras a embarcar para os Estados Unidos.

Atualmente, o Mangue Baja conta com 13 membros “diretos”, que possuem cargos e funções definidos, e conta com o suporte de ex-integrantes. O grupo que viajou para São José dos Campos era formado por 20 pessoas.

Foto: Eugênia Bezerra

Equipe preparou novo veículo, um modelo 4x4, na UFPE

O veículo começou a ser transportado no dia 22 de fevereiro e chegou à cidade do interior paulista no dia 26. A equipe Mangue Baja tinha, então, mais alguns dias para fazer os últimos preparativos e apresentá-lo à prova de segurança, pois apenas os veículos aprovados nessa etapa são considerados aptos a participar da competição.

“Essa temporada foi bem desafiadora pois, seguindo a regulamentação da SAE, as equipes elegíveis para concorrer a vagas para o mundial de 2024 precisavam apresentar projetos de veículos com tração nas quatro rodas (4x4). Isso também se alinhava à estratégia da equipe para a temporada pelo fato de que necessitamos de um veículo 4x4 para competir na etapa mundial em 2023, pois conquistamos uma vaga na etapa nacional de 2022, quando fomos a única equipe do Nordeste a figurar entre as dez melhores e conquistamos o 3º lugar”, resumiu o estudante Felipe Emanuel.

Com esse objetivo, a equipe Mangue Baja trabalhou desde o início da temporada em projetos adaptados ao novo tipo de transmissão e conquistou uma das três vagas para a etapa mundial de 2024 – junto com a equipe FEI Baja, do Centro Universitário FEI (São Bernardo do Campo) e com a equipe Car-Kará, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Foto: Rafael Alexandrino

Grupo da UFPE comemora resultado obtido na competição

Felipe Emanuel explica que a primeira prova a que os veículos são submetidos na Competição Baja SAE Brasil é chamada de Inspeção de Conformidade Técnica e de Segurança (ICTS): “Nela, o veículo é avaliado em diversos aspectos que são inerentes à segurança do condutor e dos que participam da competição. Só após toda a verificação ser realizada e aprovada pelos juízes responsáveis é que o veículo é considerado apto a competir. Este ano, nesta prova também foi avaliado se o veículo seria 4x4 ou 4x2”.

“Existia a possibilidade de você não ativar o 4x4 nas provas, porém haveria perda de bonificação. A Mangue Baja foi a única equipe que esteve com o 4x4 acionado em todas as provas. Por mais um ano, fomos os campeões na prova de apresentação dos projetos, ganhando assim três vagas de estágio na Embraer, e nossa apresentação final de powertrain conquistou o 1º lugar nesta categoria. Na prova de enduro de resistência, que aconteceu no domingo (5), das 10h às 14h, conseguimos dar 20 voltas. Esses resultados nos fizeram a terceira melhor equipe entre os 4x4, nos classificando novamente para a etapa internacional da competição, que acontecerá em 2024”, detalha Felipe Emanuel.

Data da última modificação: 07/11/2023, 15:46