Notícias Notícias

Voltar

Mais de 800 pessoas foram atendidas durante Mutirão de Prevenção à Cegueira do HC

A iniciativa contou com o apoio de voluntários do Lions Clube

Oitocentas e doze pessoas foram atendidas pelo Mutirão de Prevenção à Cegueira, promovido pelo Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), no último sábado (21), no próprio HC. A demanda ultrapassou as expectativas e cerca de 150 pessoas receberam fichas e serão atendidas em outra ação complementar no próximo sábado (28), também no HC. A iniciativa contou com o apoio de voluntários do Lions Clube.  


Pacientes foram examinados pela equipe de Oftalmologia 

No mutirão, foram realizados exames de pressão de olho (tonometria) e fundo de olho (fundoscopia ou oftalmoscopia), além da biomicroscopia, com o objetivo de detectar enfermidades como catarata, glaucoma e retinopatia diabética. “Atendemos muita gente, que precisava desses exames para fazer o acompanhamento de sua saúde ocular”, comentou a chefe do Serviço de Oftalmologia do HC, Maria Isabel Lynch.¿  

O mutirão foi uma grande oportunidade para o casal de aposentados Maria José da Silva, de 67 anos, e Hamilton da Silva, 65 anos, do Cabo de Santo Agostinho. Eles vinham tentando fazer exames há mais de seis meses na rede pública. “Deu tudo certo, graças a Deus. A médica examinou e disse que nossos olhos estão bem”, disse Maria.  

Guilhermina de Moura, auxiliar de serviços, de 55 anos, colocou os exames em dia. “A gente tem que aproveitar essas oportunidades para cuidar da saúde. Ainda bem que deu tudo certo”, contou.  

Data da última modificação: 23/10/2017, 15:37