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Livro mostra como as audiências colaboram no processo de decisão e produção de telejornais no Brasil e na Espanha

O lançamento acontece numa live na quarta-feira (23), às 15h, no canal do YouTube Mentes Abertas

O livro “Fontes Ativas da Notícia: Colaboração das audiências ativas nos telejornais do Brasil e Espanha”, de autoria da doutora em Comunicação pela UFPE Kellyanne Carvalho Alves, será lançado na próxima quarta-feira (23), às 15h, pela Editora Mentes Abertas, numa live no YouTube. A obra traz as percepções dos jornalistas sobre o que é notícia e como é que o telejornal aproveita a colaboração dessas audiências que intervêm no processo de decisão e na produção noticiosa sendo suas fontes ativas da notícia. O prefácio é assinado pelo professor Javier Díaz Noci, da Universitat Pompeu Fabra, em Barcelona. A obra já pode ser adquirida em sua versão impressa, no site da editora, por R$ 49,90. 

O lançamento contará com a participação de Kellyanne Alves e dos convidados Javier Díaz Noci, professor da Universitat Pompeu Fabra (UPF); Alfredo Vizeu, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e Paulo Cajazeira, professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). A mediação da live fica por conta do membro do conselho editorial (Mentes Abertas) Everton William. Quem participar receberá certificado de participação do evento.

O livro traz ainda uma revisão dos conceitos de televisão e audiências ativas por meio de entrevistas exclusivas com oito professores pesquisadores da área das universidades de Portugal, Espanha e México. Em Portugal, a autora conversou com os pesquisadores Jorge Abreu, da Universidade de Aveiro, em Aveiro; João Canavilhas, da Universidade da Beira Interior, em Covilhã; Jacinto Godinho, da Universidade Nova Lisboa, em Lisboa; e Felisbela Lopes, da Universidade do Minho, em Braga. 

Nas universidades em Barcelona, na Espanha, Kellyanne Alves entrevistou os professores Emili Prado, da Universitat Autònoma de Barcelona; Miguel Rodrigo-Alsina, da Universitat Pompeu Fabra; e Rosa Franquet, da Universitat Autònoma de Barcelona. Também a autora entrevistou com o professor Guillermo Orozco Gómez, da Universidad de Guadalajara. Esses pesquisadores partilharam seus pensamentos sobre o tema de pesquisa colaborando ricamente para a construção de conhecimentos e novas reflexões.

A autora do livro e da tese, Kellyanne Alves, é doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com estágio doutoral na Universitat Pompeu Fabra (UPF), em Barcelona, Espanha. Mestra em Televisão Digital: Informação e Conhecimento pela Pós-Graduação em TV Digital da Universidade Estadual Paulista (2010), estudando na linha de Gestão da Informação e Comunicação para TV Digital. Bacharela em Comunicação Social com habilitação em Radialismo (2007) e habilitação em Jornalismo (2009) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente é pesquisadora credenciada do Núcleo de Pesquisa Laboratório de Aplicações Digitais (Lavid), do Centro de Informática da UFPB; do Grupo Jornalismo e Contemporaneidade/PPGCOM/UPFE; e do Grupo Comunidade de Aprendizagem da UFCG/CAU/UFCG. É professora da Pós-Graduação Lato Sensu EAD em Jornalismo Digital e da Pós-Graduação Lato Sensu EAD Jornalismo Investigativo da Faculdade Unyleya, em Brasília-DF. 

Sinopse

Este livro é o resultado de um estudo sobre a presença das audiências ativas no processo de construção da notícia telejornalística no cenário do Brasil e Espanha no atual ecossistema midiático, que investiga como os jornalistas definem o que é notícia e como é que o telejornal aproveita a colaboração dessas audiências que ao intervir no processo de decisão e na produção noticiosa tornam-se fontes ativas da notícia. A partir de um estudo comparativo por meio de entrevistas aos jornalistas, fez-se uma análise de dois principais telejornais das emissoras privadas abertas do Brasil, “Jornal Nacional” (Rede Globo) e “Jornal da Record” (Rede Record); e da Espanha, “Informativo 21h” (Telecinco) e “Notícias 2” (Antena 3). Uma pesquisa que traz ainda uma revisão dos conceitos de televisão e audiências ativas por meio de entrevistas exclusivas com oito professores pesquisadores da área das universidades de Portugal, Espanha e México. Essas entrevistas trazem contribuições relevantes para pensar teoricamente esses conceitos ao oferecer novas reflexões sobre a temática no contexto de reestruturação que passa o mercado televisivo no novo ecossistema midiático. O/a leitor/a encontra nessa obra uma revisão de conceitos centrais nos estudos de jornalismo e de comunicação, um histórico da televisão e dos telejornais nos dois países e uma análise aprofundada de dados em que se verifica que a relação de colaboração audiências/jornalistas vai se estabelecendo com as entradas dos materiais compartilhados pelas audiências ativas que se firmam como matéria-prima para a elaboração de parte da notícia televisiva. Nesse percurso investigativo, essa constatação levou a proposição do conceito das fontes ativas na notícia dentro das práticas produtivas dos principais telejornais. As audiências ativas, ao colaborarem com o fazer noticioso do telejornal, tornam-se uma fonte ativa da notícia e trazem novos contornos ao processo produtivo televisivo, como o processo de verificação associativa desse material pelo jornalista. 

Mais informações
Kellyanne Carvalho Alves

kellyanne@lavid.ufpb

Data da última modificação: 22/03/2022, 15:46