Notícias Notícias

Voltar

Livro com colaboração dos professores do Centro Acadêmico do Agreste foi lançado esta semana

Obra foi editado pela Appris Editora e conta com diversas participações de pesquisadores de mídia sonora

Os professores Diego Gouveia, Giovana Mesquita, Rodrigo Barbosa e Sheila Borges de Oliveira, do curso de Comunicação Social, do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE, participaram da produção de um livro lançado esta semana. O capítulo “Rádios comunitárias só no nome: um panorama das rádios comunitárias no Agreste de Pernambuco” faz parte do livro “Rádios comunitárias no Brasil: resistências, lutas e desafios”, organizado pelo professor Ismar Capistrano, da Universidade Federal do Ceará.

O livro, editado pela Appris Editora, reúne artigos de pesquisadores de mídias sonoras de todo o Brasil e está disponível para compra, em versão impressa. Para comprá-lo, basta acessar o site da editora. 

Sinopse

A partir dos anos 1990, as rádios comunitárias se tornaram um dos principais movimentos pela democratização da comunicação no Brasil. A “reforma agrária no ar” enfrenta o monopólio da fala e da luta pela pluralidade de vozes. As emissoras, em frequência modulada ou sistema de alto-falantes, resistem a diversas perseguições dos empresários da comunicação, da Anatel, do Judiciário e da Polícia Federal. O reconhecimento legal, por meio da Lei n. 9.612/98, paradoxalmente, marginaliza as rádios comunitárias, que sofrem com uma série de restrições e estão submetidas a processos de autorizações que privilegiam grupos políticos partidários e religiosos. No entanto, neste contexto apresentado no livro, algumas emissoras resistem e contribuem com a construção da participação social e da democratização da mídia.

Data da última modificação: 22/12/2020, 13:18