Notícias Notícias

Voltar

Lives homenageiam mulheres negras

As conversas serão mediadas pela professora Auxiliadora Martins, do Gepar

O Gepar - Grupo de Estudos e Pesquisas em Autobiografias, Racismos e Antirracismos na Educação da UFPE realizará uma série de lives em seu perfil no Instagram com o objetivo de homenagear cinco mulheres negras. As conversas foram montadas para as comemorações de 25 de julho, que é o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha,  ocasião em que foi realizado o I Encontro de Mulheres Negras Latinas e Caribenhas, realizado em Santo Domingos, na República Dominicana.

As lives irão acontecer nos dias 1º, 08, 15, 22 e 25 de julho, e serão mediadas pela professora e líder do Gepar, Auxiliadora Martins. Juntas, elas vão debater temas como machismo, racismo e formas organizadas de combate às mazelas sociais que reverberam em práticas de desigualdades sociais, culturais, políticas e econômicas que secularmente vitimizam as mulheres distantes dos cargos de mando e de poder na sociedade. No Brasil, desde a Lei nº 12.987/2014, no dia 25 de julho também se comemora o Dia Nacional de Tereza de Benguela, líder quilombola do século XVIII.

Programação

01/07, às 16h
Convidada: Elis Trindade, coreógrafa e intérprete, coordenadora de dança do Teatro Popular Solano Trindade

08/07, às 16h
Convidada: Judith Victoria Castillo Mejia, mestra em enfermagem pela UPE (hondurenha)

15/07, às 15h
Convidada: Dália Celeste, afrotransfeminista, estudante de Direito e Letras, pesquisadora de raça, etnia, sexualidade, deconialidade e educação

22/07, às 16h
Convidada: Kéthully Silva, assistente social, sanitarista, especialista em Gestão de Políticas Públicas e mestranda em Educação (UFPE)

25/07, às 16h
Convidada: Valdirene Stillhard-Montero, especialista em ervas e plantas medicinais e saúde pública (Hospital St. Gallen – Suíça).

Data da última modificação: 29/06/2020, 17:35