Live marca encerramento da Quinzena de Aprendizagem Criativa do Hub Educat da UFPE hoje (21), às 19h

O encontro virtual marca o encerramento da Quinzena de Aprendizagem Criativa

O Hub de Criatividade, Empreendedorismo e Inovação Educacionais (Hub Educat) da UFPE realiza hoje (21), às 19h, uma live para promover a retrospectiva e avaliação das atividades de ensino remoto apoiadas pelo dispositivo, além de projetar planos para 2021. O encontro virtual, que marca o encerramento da Quinzena de Aprendizagem Criativa, vai contar com a participação do diretor de Inovação e Empreendedorismo da UFPE, Roberto Guerra, além das presenças dos coordenadores do Educat, Marcos Barros, Auxiliadora Padilha e Verônica Gitirana.

A Quinzena de Aprendizagem Criativa teve início no dia 8 deste mês e se encerra com essa live, que será transmitida pela página do Hub Educat no YouTube. Neste período, aconteceu uma roda de conversa sobre a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, em que teve destaque o papel do Núcleo Recife da RBAC. Também foram lançados os e-books Scratch Recife e Aprendizagem através do Encantamento e da Investigação no Ensino de Física.

Segundo Auxiliadora Padilha, o Hub Educat, fundado em abril desse ano, previa realizar várias ações presenciais como formações, apoio pedagógico além de atividades on-line – “porque a gente sempre fez atividades pela internet”. Entretanto, explica: “Com a pandemia, nosso trabalho foi intensificado porque passamos a dar apoio e formações para o uso de atividades remotas e do próprio G-Suíte em diversos espaços tanto na UFPE quanto fora dela.”

E-BOOK – Licenciado em Biologia, Marcos Barros dá aulas no curso de licenciatura em Física há dois anos. No ano passado, foi convidado para pensar em duas disciplinas em um novo projeto da licenciatura em Física: Introdução a Educação a distância e Metodologias Ativas Inovadoras. O e-book “Aprendizagem através do Encantamento e da Investigação no Ensino de Física” é fruto de um processo coletivo que envolveu os alunos das disciplinas, curadores, as professoras Isabel Borges e Gleize Barros (autora do prefácio), e os professores Fausto Muniz, Matheus Araújo e Rodrigo Nery, além de muitas outras pessoas interessadas pelo ensino da ciência que estuda os fenômenos que acontecem com a matéria no decorrer do espaço e do tempo.

Em 2020, o Hub Educat, através de seus diversos projetos, programas e da startup Pratica.edu, colaborou com professores em diversos níveis de ensino-aprendizagem. Auxiliadora Padilha lembra que aconteceram formações para os Departamentos de Hotelaria e Turismo e de Ciências Administrativas da UFPE no Recife, junto ao Centro do Agreste da Universidade, para os professores do Colégio de Aplicação, além de outros cursos abertos, muitas lives e materiais que estão no portal do Hub Educat.

“Também demos formação para as Prefeituras de Betânia, Feira Nova e Glória do Goitá, então de certa forma acabamos trabalhando dando apoio para os professores do Estado de uma forma geral. Demos muitas oficinas para os institutos federais, tanto de Pernambuco e até do Pará e outros Estados, então foi um ano que a gente colaborou muito para atender as novas necessidades do ensino remoto”, avalia Auxiliadora Padilha.

O Hub Educat faz parte da Diretoria de Inovação e Empreendedorismo da UFPE, e conta com as parceirias do Grupo de Estudos em Recursos para Educação (Gere), além dos Programas de Extensão Residência Docente nas Ciências (Redec) e Proi-Digital, o Grupo de Pesquisa LabEducat e a Rede de Vivências para Inclusão Digital da UFPE (ReVID-UFPE), que está preparando um fórum com diversas atividades lúdicas e sugestões criativas para o ensino remoto e será lançado antes do início do próximo semestre letivo.

Live de Abertura da Quinzena de Aprendizagem Criativa

Comunidade Scratch Recife

Festival Scratch Recife

Mosaico de vídeos sobre práticas criativas (P da paixão)