Notícias Notícias

Voltar

Live fala sobre como abrir mão do peso de ser multitarefas e aumentar a produtividade

Estar nessa situação diariamente pode representar múltiplos riscos à saúde física e mental

A Rede Vivências pela Inclusão Digital (Revid) da UFPE, em parceria com o Portal Digital Equilibrium, promoverá, nesta quarta-feira (23), às 18h, uma live cujo principal tema é de que maneira se livrar do peso de ser multitarefas e ser mais produtivo. 

O evento ocorrerá exclusivamente de modo virtual, através do canal de Youtube da Revid, e será ministrado por Juliana Didier, professora do Departamento de Hotelaria e Turismo da UFPE e fundadora do portal. A live contará, ainda, com a mediação da estudante de licenciatura em Ciências Biológicas e curadora da Revid Roberta Tamires.

O encontro possui a finalidade de mostrar que, embora a realização de diversas atividades simultâneas seja frequentemente vista como uma habilidade ou qualidade positiva, estar nessa situação diariamente pode representar múltiplos riscos à saúde física e mental, de acordo com a professora Juliana. “Uma pessoa que se habitua a ser multitarefas corre o risco de ter mais ansiedade, fadiga mental, estresse, tensão muscular e, em casos mais extremos, síndrome de burnout (esgotamento mental)”, comenta.

Didier explica que, para não cair na falácia de fazer duas ou três coisas ao mesmo tempo, é importante desconstruir a ideia de que ser multitarefas seria, necessariamente, sinônimo de alta produtividade. “Ser multitarefas é fazer várias coisas ao mesmo tempo, seja no trabalho ou na vida pessoal. No entanto, o que as pesquisas indicam é que isso não nos ajuda a ser mais produtivos, pelo contrário; fazer uma coisa de cada vez, em sequência e com foco, nos traz mais eficiência. Fazemos mais e gastamos menos tempo e energia ao focar em uma atividade por vez”, distingue a especialista.

Data da última modificação: 21/02/2022, 18:28