Litpeg entrega Prêmio Valdinete Lins de Divulgação Científica a três doutorandas

Entrega ocorreu na celebração dos três anos do Instituto de Pesquisas em Petróleo e Energia

Na solenidade em que comemorou três anos de fundação, no dia 11 deste mês, o Instituto de Pesquisas em Petróleo e Energia (Litpeg) da UFPE anunciou as três vencedoras da 1ª edição do Prêmio Valdinete Lins de Divulgação Científica. Após serem avaliadas por meio de comitê científico e júri popular, com mais de 3.200 votos, as ganhadoras do prêmio foram as doutorandas Erklaylle Gabriely Custodio da Silva (Programa de Pós-Graduação em Química), Sofia Pimentel (Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil) e Aline Coelho Silva Fonseca (Programa de Pós-Graduação em Química). O prêmio, em homenagem à professora do Departamento de Engenharia Química Valdinete Lins, falecida ano passado, visa promover a divulgação de trabalhos de jovens pesquisadoras do Litpeg e estimular a participação de mais mulheres na pesquisa.

Ganhadora do prêmio, Erkllayle Custódio (à esq.), e pesquisadores do Litpeg

Realizado de forma híbrida, o evento contou com mesa-redonda. O diretor do instituto, professor Paulo Lyra, iniciou a solenidade com uma apresentação intitulada “Três anos de conquistas e os planos para o futuro!”, fazendo um balanço das dificuldades enfrentadas e dos avanços alcançados pelo instituto. Toda a cerimônia está disponível no canal do YouTube do Litpeg.

Mediada pela professora Maria de Lourdes Florêncio dos Santos, do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental do CTG, a mesa-redonda trouxe debates sobre a Avaliação dos Resultados da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26), contando com a participação dos professores Antônio Fernando de Souza Queiroz (UFBA) e Virginia de Carvalho Leal (UFPE) e de José Antônio Bertotti Junior (secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco).

Ao fim do evento, foi realizada uma homenagem póstuma ao professor Amaral, arquiteto responsável pela concepção das edificações do Litpeg, falecido em função da covid-19, e, também, uma homenagem ao servidor Phillipe Caetano Gomes da Silva, engenheiro fiscal da obra do Litpeg e responsável pela Coordenadoria Administrativa do instituto.

COLÓQUIO – A comemoração também deu início à temporada de 2022 dos Colóquios Litpeg, que ocorrem periodicamente nas sextas-feiras das 16h às 18h. O próximo ocorrerá em 28 de abril e conta com apresentação do professor Abimael Fernando Dourado Loula, com a palestra intitulada “Breve História da Modelagem Computacional no LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica), e será transmitido pelo canal do instituto no YouTube.

Inaugurado em 2019, o Litpeg é composto por um conjunto de 12 laboratórios integrados e instalados num complexo de três edificações. Equipados com os mais modernos recursos nas áreas de análises químicas, análise de materiais geológicos, tecnologia de materiais para a indústria, biotecnologia, computação de alto desempenho, refino e petroquímica, formando um importante parque de equipamentos e instalações para seus pesquisadores.

Cerca de 450 profissionais, entre docentes, pesquisadores e técnicos, trabalham no Litpeg, com o apoio de pesquisadores visitantes e estudantes de pós-graduação e de graduação. O instituto representa uma proposta de promover a integração entre indústria e academia, visando o desenvolvimento de novas tecnologias, o fomento à inovação e a formação de recursos humanos para diversas áreas da cadeia de petróleo, gás natural, biocombustíveis e energia renovável.

Data da última modificação: 01/04/2022, 06:02