Lançamento do livro “A Engenharia de Produção na UFPE: 25 anos de trajetória do PPGEP-UFPE” será realizado na próxima sexta-feira (31)

A cerimônia será realizada, às 10h, no Auditório Reitor João Alfredo

O lançamento do livro “A Engenharia de Produção na UFPE: 25 anos de trajetória do PPGEP-UFPE” será realizado na próxima sexta-feira (31), às 10h, no Auditório Reitor João Alfredo, situado no 1º andar da Reitoria da UFPE. A cerimônia tem como convidados os professores fundadores do programa, os docentes atuais, discentes atuais e egressos, pró-reitores e reitores que prestaram apoio ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP), no decorrer de sua trajetória. O livro foi editada pela Editora UFPE e faz parte da nova fase da Série Vozes da UFPE.

O evento é organizado pelo Departamento de Engenharia de Produção (DEP), chefiado pela professora Danielle Costa Morais, e pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP), coordenado pela professora Luciana Hazin Alencar. A ocasião tem o intuito de comemorar os 25 anos do programa, mediante o lançamento do livro que retrata sobre a sua história. “Mais que descrever os acontecimentos importantes que marcaram a trajetória do PPGEP-UFPE como conquistas e legados, este livro testemunha a importância do trabalho em equipe e de uma liderança efetiva”, afirma Luciana Hazin.

O livro “A Engenharia de Produção na UFPE: 25 anos de trajetória do PPGEP-UFPE” tem como autores Lucas Antunes Oliveira, doutor em Letras pela UFPE e funcionário do DEP, e a professora Luciana Hazin Alencar, doutora em Engenharia de Produção pela UFPE. A obra, dividida em quatro capítulos, apresenta em seu início alguns destaques de entrevistas realizadas com pessoas que possuem relação com o PPGEP. Posteriormente, é relatada a história do programa, de modo a abordar desde a introdução da Engenharia de Produção na universidade até o processo de criação e funcionamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.

Já o terceiro capítulo apresenta o caminho da internacionalização do PPGEP, com as ações concebidas e realizadas para a conquista do reconhecimento internacional. Por fim, o quarto capítulo menciona sobre a fase atual do programa. “Desde que alcançou o conceito máximo da Capes, o PPGEP vem mantendo a sua posição no cenário da área da Engenharia de Produção, tanto no país quanto no exterior”, relata a autora.

Outras informações que estarão contidas no livro são a linha do tempo da Engenharia de Produção na UFPE; a apresentação dos professores fundadores do programa e todos os seus coordenadores; os marcos de internacionalização do programa; as atuações relevantes de serviços prestados no ambiente local e nacional; a lista de premiações recebidas; as homenagens e menções recebidas por professores; além de entrevistas na íntegra com alguns ex-reitores e coordenadores da área de Engenharias III da Capes ao longo dessa trajetória de 25 anos.

Data da última modificação: 28/03/2023, 15:26