Lançado edital de auxílio a mestrandos e doutorandos dos campi do interior em fase de conclusão de trabalho de curso

O auxílio tem valor de R$ 500 e duração de três meses, sem prorrogação

Mestrandos e doutorandos dos campi Vitória e Caruaru da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) podem ter um suporte financeiro durante a etapa de conclusão da dissertação e da tese por meio do Edital para Concessão de Auxílio a Discentes em Fase de Conclusão de Trabalho de Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu (AUXD-PG). O edital foi lançado, na manhã de hoje (3), pela Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis (Proaes) e pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (ProPG), em cerimônia remota. A iniciativa, que integra o Programa Institucional de Apoio à Interiorização da Pesquisa, é destinada a discentes com renda familiar per capita de até dois salários mínimos, visando a garantir a conclusão do curso.

O vice-reitor Moacyr Araújo destacou, durante o evento, a importância do olhar diferenciado para o interior, ampliando as possibilidades de desenvolvimento a partir de ações direcionadas para as realidades locais. “Nós traçamos essa estratégia lá atrás e agora nós estamos implementando-a de uma forma muito objetiva e pragmática. A democracia se faz por ações. Assim, a gestão, também democrática, tem que fazer as ações necessárias para que a gente possa materializar aquilo que está planejado. E esse edital é mais uma peça nesse quebra-cabeça. Um quebra-cabeça que diz respeito a nós resgatarmos o potencial de pesquisa que existe nos nossos campi do interior”, afirmou.

O auxílio tem valor de R$ 500 e duração de três meses, sem prorrogação. São requisitos para os discentes matriculados em programas de pós-graduação (PPGs) acadêmicos stricto sensu do Centro Acadêmico de Vitória (CAV) e do Centro Acadêmico do Agreste (CAA): estar em fase de conclusão do curso de pós-graduação stricto sensu, atestado pela coordenação do curso; possuir renda familiar per capita de até dois salários mínimos; não possuir bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) ou outro órgão de fomento, estágios remunerados ou vínculo empregatício com remuneração acima de dois salários mínimos; problemas de saúde (do discente ou familiar) ou com deficiência que comprometa o orçamento familiar, devidamente comprovado; óbito recente do provedor/a da família, desde que o discente e/ou seu responsável não estejam recebendo pensão por morte.

“Esses R$ 1.500 [no total] que serão concedidos a estudantes em fase de final de curso de pós-graduação podem ser, e muito provavelmente serão, um diferencial muito grande para que estudantes que vem de famílias simples, de famílias humildes como eu venho, possam ter condições de se dedicar mais adequadamente para concluir a sua tese [de doutorado], para concluir a sua dissertação de mestrado”, ressaltou o pró-reitor para Assuntos Estudantis da UFPE, Fernando Nascimento, que é docente do CAA.

“A ciência se faz de pesquisadores, de pesquisa, mas também dos nossos estudantes”, pontuou a pró-reitora de Pesquisa da Universidade, Carol Leandro, que também é professora do CAV. Ainda segundo ela, a decisão de criar esse auxílio de fluxo contínuo teve como uma de suas bases uma pesquisa junto aos estudantes sobre a condição socioeconômica deles, demonstrando a necessidade de uma ação específica para o CAV e o CAA. “Juntou a nossa política inicial de apoio ao interior, mas também a realidade hoje vivida pelos nossos estudantes”, explicou. Este é o quinto edital lançado dentro do Programa Institucional de Apoio à Interiorização da Pesquisa, que estimula a pesquisa e a pós-graduação nos campi Vitória e Caruaru.

Para o diretor do CAV, José Eduardo Garcia, o auxílio dá um fôlego e uma tranquilidade maiores aos estudantes para a conclusão do curso. O diretor do CAA, Manoel Guedes, também vê esse apoio financeiro como uma ação acertada em benefício dos pós-graduandos na reta final do curso, momento que exige grande dedicação do aluno.

O edital foi bem recebido pelo representante da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), Vinícius Soares. “É uma importante iniciativa especialmente para minimizar hoje o impacto que a pandemia tem colocado na pós-graduação brasileira”, disse.

As inscrições para o edital serão realizadas por formulário on-line, até o dia 7 de cada mês, com resultados a partir do dia 10 de cada mês. A seleção será realizada por meio de análise socioeconômica a partir da documentação apresentada pelo discente, listada no edital disponibilizado nos sites da Proaes e da Propg, podendo haver convocação para entrevista social. Os recursos totais para pagamento do auxílio serão inicialmente de R$ 65 mil, advindos do Programa de Apoio à Pós-Graduação (Proap)/Capes e do Tesouro Nacional.

Data da última modificação: 03/02/2022, 16:08