Laboratório Grea3D produz protetores faciais para doação a unidades de saúde de Pernambuco

A ação integra uma iniciativa nacional, o projeto Hígia

O Laboratório Grea3D (Grupo de Experimentação em Artefatos 3D), vinculado ao Departamento de Expressão Gráfica do Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE, está produzindo escudos faciais para uso em unidades de saúde de Pernambuco no combate ao novo coronavírus (Covid-19). Hoje (30), serão entregues 60 protetores ao Hospital das Clínicas (HC) da UFPE, e outras unidades de saúde do estado já receberam doações na semana passada.

A ação integra uma iniciativa nacional, o projeto Hígia, por meio do qual protetores faciais estão sendo produzidos por impressão 3D para doação a hospitais durante a pandemia da Covid-19.

No Grea3D, o professor Sadi Seabra está à frente da ação, com colaboração dos professores Auta Luciana Laurentino, Letícia Teixeira Mendes e Pedro Martins Aléssio. Entre os parceiros locais estão o Laboratório Life, do Departamento de Matemática da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), representado pelo professor Edgar Amorim; a Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe); e diversos colaboradores makers.

Na semana passada, foram produzidos outros 59 protetores faciais, entregues à comissão estadual que lida com a questão dos equipamentos de proteção individual (EPIs) junto ao Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam) e Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco Professor Luiz Tavares (Procape). Mais 50 protetores foram entregues ao Hemope, na última sexta-feira (27).

DOAÇÕES – Os interessados em fazer doações de insumos (filamento PLA, acetato cristal, elástico e embalagem) para a produção de escudos faciais no Grea3D podem entrar em contato com o grupo pelo e-mail grea3d@gmail.com.

grea3d@gmail.com
Instagram @grea3d