Laboratório de Tipografia do Agreste retoma projeto Bibliografia Tipográfica

O projeto busca agregar um caráter mais critico às leituras feitas ao longo da graduação pelos estudantes de Design da UFPE e da UFC

Depois de um longo período em reestruturação, o projeto de extensão Bibliografia Tipográfica retomou suas atividades com as publicações das resenhas dos livros “Logotipo versus Logomarca”, no dia 5 deste mês, e “Abridores de Letras em Pernambuco”, publicada ontem (12). Para o segundo semestre de 2017, já está agendada a publicação de mais quatro análises desenvolvidas por alunos de Design.

Desenvolvido pelo Laboratório de Tipografia do Agreste, do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE, em parceria com o Laboratório de Tipografia do Ceará, da Universidade Federal do Ceará, o projeto busca agregar um caráter mais critico às leituras feitas ao longo da graduação pelos estudantes de Design das duas instituições.

A proposta consiste em analisar e comentar livros sobre Tipografia e Design que sejam de interesse do público brasileiro. Não só o conteúdo, mas também o projeto gráfico e a produção gráfica são analisados por discentes de Caruaru e de Fortaleza orientados, respectivamente, por professores colaboradores dos respectivos laboratórios nas duas universidades.

Para a coordenação, o projeto traz um diferencial tanto acadêmico quanto mercadológico, pois, ao invés de uma avaliação feita pelos professores, já profissionais – o que constitui uma prática comum no mercado editorial –, os livros são analisados e avaliados por estudantes, agentes ainda em formação que se apropriam destes conteúdos para sua prática acadêmica e profissional. Tal diferencial enriquece não apenas a experiência dos estudantes, como também o feeedback aos autores e editoras que lançam seus livros ao mercado.

Data da última modificação: 14/07/2017, 18:04