Laboratório de Ciência Política Computacional e Experimental lança plataforma que permite comparar atuação de políticos candidatos à reeleição

Plataforma foi integralmente desenvolvida pelos doutorandos Renata Cavalcanti e Bhreno Vieira, supervisionados pelo professor Davi Moreira

O Laboratório de Ciência Política Computacional e Experimental, do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco (DCP-UFPE), lançou o Projeto “ReeLegis”. Trata-se de uma ferramenta que permite comparar a atuação dos parlamentares que buscam se reeleger e, assim, auxilia o eleitor em sua decisão nas eleições de 2022.

A plataforma foi integralmente desenvolvida por Renata Cavalcanti e Bhreno Vieira, doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPE, supervisionados pelo professor Davi Moreira, coordenador do laboratório. A partir do uso de aprendizagem computacional, nesta versão beta, foram analisadas mais de 30 mil propostas apresentadas por todos os deputados federais que atuaram entre 2019 e 2022. O programa é interativo e pode ser utilizado através da escolha individual de um parlamentar ou da seleção de um partido político.

O projeto analisou iniciativas legislativas, que se dividem entre Projetos de Lei, Propostas de Emenda à Constituição e Projetos de Lei Complementar. O foco sobre essas propostas ocorreu em virtude do potencial que tais documentos têm para se tornarem políticas públicas. Na versão beta, foi obtida uma probabilidade geral de 79% de acerto da iniciativa corresponder ao tema encontrado. A plataforma pode ser acessada através do site Reelegis.

Professor Davi Moreira

davi.moreira@ufpe.br