Notícias Notícias

Voltar

Laboratório de Antropologia Visual (LAV) realiza conversa com diretora e pesquisadora Gabriela Zamorano Villareal

Filme é uma exploração das dimensões social, afetiva e histórica de um arquivo fotográfico

O Laboratório de Antropologia Visual (LAV) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promove uma conversa com Gabriela Zamorano Villareal, diretora mexicana que dirigiu o recém-lançado filme “Archivo Cordero” (2020, Bolívia-México, 52 min). O encontro pode ser acompanhado no YouTube do LAV hoje (15), às 15h.

O filme é uma exploração das dimensões social, afetiva e histórica de um arquivo fotográfico através do trabalho de “escavação” realizado pelo herdeiro Julio Cordero sobre a coleta de seu avô e de sua família. A coleção constitui um dos documentos visuais mais significativos do século XX na Bolívia.

Pesquisadora do Centro de Estudos Antropológicos do Colégio de Michoacán, Gabriela atua na área de antropologia visual. Sua pesquisa atual concentra-se em arquivos e práticas fotográficas e audiovisuais populares e indígenas em Michoacán, México e Bolívia. Também realiza atividades de fotografia curatorial; programação cinematográfica etnográfica e indígena latino-americana; e projetos pessoais de fotografia e vídeo.

Data da última modificação: 15/09/2021, 15:54