Notícias Notícias

Voltar

Laboratório da Paisagem promove encontros sobre importância e conservação da cidade de Olinda

Para participar, basta realizar a inscrição através do site do evento

O Grupo de Pesquisa “Pensar Paisagem” do Laboratório da Paisagem, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPE, promoverá, nos dias 6 e 7 de julho, o 1º Encontro Internacional Pensar Paisagem, com o tema “Olinda-Postal: 40 anos de patrimônio mundial”. O evento será voltado ao estudo da paisagem como patrimônio no meio urbano olindense à luz da conservação integrada e acontecerá virtualmente através de uma transmissão ao vivo no YouTube. Para participar, basta realizar a inscrição através do site do evento. 

O encontro contará com palestras de Saúl Alcántara Onofre (MX), Mirela Duarte (UFPE), Natália Vieira (UFPE), Isabela Dutra (PCR/DPPC), Francisco Alvarado Carrasco (MX) e de alunos da graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFPE e da UFBA que estudam o patrimônio e a paisagem do centro histórico de Olinda e Salvador.

Dentre os temas a serem discutidos estão “Os jardins dos conventos de Olinda”, “Carnaval e patrimônio edificado: onde andam as agremiações de Olinda?”, “Instrumentos de preservação e o plano de gestão do Sítio Histórico de Olinda” e “Olinda, entre o título e a descaracterização”.

Haverá ainda uma mesa-redonda com participação de Isabelle Cury (Icomos), Patrícia Pedrosa (Prefeitura de Olinda), Vânia Cavalcanti (Iphan/Olinda) e Vera Milet (Conselho de Preservação/Sodeca) com a mediação de Lúcia Veras (UFPE/Abap). A mesa-redonda discutirá o desafio da conservação de Olinda.

Mais informações
paisagem.ufpe@gmail.com
http://paisagem.net.br/
Instagram @laboratoriodapaisagem 

Data da última modificação: 27/06/2022, 17:11