Laberer promove debate “Pedagogia Social e a Educação das Relações Étnico-Raciais: caminhos abertos para uma educação afrocentrada”

Evento será amanhã (20) e requer inscrição

O projeto Memória e Presença Viva de Autorias Negras do Laboratório de Educação das Relações Étnico-Raciais da Universidade Federal de Pernambuco (Laberer UFPE) dá andamento, amanhã (20), ao ciclo de debates “Autorias Negras e as Práticas Educativas em Espaços de Privação de Liberdade”. O encontro de amanhã abordará o tema “Pedagogia Social e a Educação das Relações Étnico-Raciais: caminhos abertos para uma educação afrocentrada”, a partir das 19h30. As inscrições devem ser feitas em formulário eletrônico.

O convidado é o professor Roberto da Silva, livre-docente do Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação da Universidade São Paulo (USP). O pesquisador também ministra e orienta alunos de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma instituição. O debate é mediado por Euclides Costa, doutorando da Universidade de Coimbra, pesquisador da área de Educação em Regime de Privação de Liberdade e integrante do Laberer.

O Laberer é um programa de ações afirmativas e sobretudo, atividades antirracistas oriundo da Pós-Graduação do Centro de Educação da UFPE, que visa pautar o ambiente acadêmico com temas afrocêntricos. Tem por objetivo agir de forma extensionista integrando a população preta e parda aos debates intelectuais afrodescendentes e diaspórico. Desenvolve projetos como Inglês Afrocentrado; Biblioteca, Música e Arte Afrocentradas; Exposição (presencial e virtual) Autoria Negra na Construção do Conhecimento, entre outras atividades de estudos e pesquisas.

O Memória e Presença Viva de Autorias Negras tem como objetivo promover a visibilidade de personalidades negras, no âmbito da ciência, por meio de itinerância da coleção de artes plásticas do projeto. A ideia também engloba incentivo ao estudo e reflexão sobre a vida e obra dos autores retratados na coleção, no âmbito da UFPE, com destaque às suas contribuições para a educação das relações étnico-raciais. A iniciativa também tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFPE e do Diretório de Grupos de Pesquisa Lattes e da Biblioteca Central do Cento de Educação

labererufpe@gmail.com

Data da última modificação: 19/08/2021, 15:37