José Roberto Rios Leite é o novo Professor Emérito da UFPE

Ele foi docente do Departamento de Física do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN)

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) tem um novo Professor Emérito: José Roberto Rios Leite, que foi docente do Departamento de Física do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN). A sessão solene de outorga do título foi realizada, na tarde de ontem (24), no Auditório Professor Ruy Luiz Gomes, no Departamento de Física, do CCEN, no Campus Recife. Estiverem presentes membros da comunidade universitária, além de amigos e parentes do homenageado.

Foto: Anderson Lima
Homenageado recebeu o título em evento no auditório do CCEN

Honrado pelo título com o qual foi agraciado, o professor José Roberto Rios Leite agradeceu à UFPE e a todas as pessoas com que tem convivido. Ele também falou do seu apreço pelas ciências e celebrou a continuidade da Universidade por meio das novas gerações. “A nossa responsabilidade deve ser juntada com nossa alegria, com nossa capacidade de ‘brigar’ com respeito para fazer a UFPE cada vez melhor”, disse. O docente ainda teve sua trajetória narrada no discurso panegírico, proferido pelo professor José Wellington Rocha Tabosa, do Departamento de Física.

O reitor Alfredo Gomes destacou a excelência alcançada pelo homenageado, simbolicamente reconhecida com o título de Professor Emérito, cuja escolha ultrapassa questões técnicas e engrandece a própria instituição e a comunidade científica como um todo. “Implica reconhecer uma história, reconhecer uma dedicação, reconhecer uma contribuição não apenas para o departamento, não apenas para a Universidade, mas a uma área também de conhecimento e, neste caso aqui, da Física”, defendeu. “Muito obrigado, professor [Rios Leite], pela contribuição e pela dedicação”, reforçou.

“Para além de uma formação conteudista, eu acho que a formação cidadã é muito importante nas universidades públicas brasileiras, sobretudo, nas universidades federais. E isso eu vejo muito claramente na sua história de vida, professor [Rios Leite]”, afirmou o vice-reitor Moacyr Araújo em sua fala. “Pode ter certeza que não foi só você [professor Rios Leite] que ganhou com a Universidade Federal de Pernambuco. A Universidade Federal de Pernambuco ganhou muito em dividir a sua história de vida com ela”, completou.

José Roberto Rios Leite atuou na UFPE por mais de 43 anos, tendo se aposentado em 30 de abril de 2021. Além das atividades em sala de aula e de pesquisa, o docente foi coordenador do curso de graduação em Física, do Programa de Pós-Graduação em Física e do Setor Financeiro – Projeto Institucional Finep.

Ele é graduado em Engenharia Elétrica pela UFPE (1968); mestre em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio (1972); e doutor em Física pelo Massachusetts Institute of Technology – MIT, nos Estados Unidos (1977). Foi ainda professor/pesquisador visitante na Universidade de Berkeley, Califórnia (EUA), em 1982; na Université Paris Nord – França, em 1989; e no Institut Non Linéaire de Nice – INLN – França, em 2000. Mais detalhes sobre a carreira do docente podem ser conferidos aqui.

MESA – A mesa solene do evento foi composta pelo reitor Alfredo Gomes; pelo vice-reitor Moacyr Araújo; pelo homenageado, professor José Roberto Rios Leite; pelo professor José Wellington Rocha Tabosa; pela diretora do CCEN, Claudete Pereira; pelo pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Pedro Carelli; e pelo vice-chefe do Departamento de Física, Renê Rodrigues Montenegro Filho.

Data da última modificação: 26/05/2022, 16:57