Inscrições para chamadas internacionais Senai TACR e Vinnova estão abertas

Para participar das chamadas, a parte brasileira da aliança deverá ser composta por uma empresa industrial brasileira e um Instituto Senai de Inovação

A coordenação de Articulação e Parcerias da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi) e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento (Fade) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) divulgam as chamadas internacionais Senai. As chamadas são para a Agência TACR, da República Tcheca, que busca empresas para desenvolvimento de inovações em energia a partir de hidrogênio; mobilidade e logística; reciclagem e gestão de resíduos, e inteligência artificial, e para a agência de inovação Vinnova, da Suécia, que busca empresas para desenvolvimento de inovações nas temáticas de bioeconomia, saúde, mineração e cidades inteligentes.

As inscrições para a TACR estão abertas até o dia 14 de julho deste ano e a agência dará preferência a aliança com projetos dentro dos seguintes temas: Energia a partir de Hidrogênio; Mobilidade e Logística; Reciclagem e Gestão de Resíduos; e Inteligência Artificial. Porém propostas de aliança com outras temáticas também podem ser aceitas. O objetivo da chamada é que sejam estabelecidas alianças de projetos e desenvolvidas redes colaborativas com parceiros tchecos relevantes. As alianças deverão se orientar pelas necessidades de pesquisa e inovação das empresas industriais dos respectivos países.

Já as inscrições para a Vinnova estão abertas até o dia 13 de novembro deste ano e a agência busca aliança com projetos dentro das temáticas de: Telemedicina, Saúde Digital ou a Distância, Prevenção da Obesidade Pediátrica e Gerenciamento de Dados em Saúde, Inteligência Artificial em Saúde; Minerais Inteligentes e Economia Circular; Manejo Florestal Sustentável e Tecnologias de Biorrefinaria; Sistemas de Mobilidade Inteligentes e Livre de Combustíveis Fósseis e Água da cidade na economia circular para produção de combustíveis renováveis e água doce. O objetivo desta chamada é que sejam estabelecidas alianças e desenvolvidas redes com parceiros suecos relevantes.

Para as duas chamadas, a parte brasileira da aliança deverá ser composta por, no mínimo, uma empresa industrial brasileira e um Instituto Senai de Inovação. Instituições de Pesquisa Científica e Tecnológica (ICTs) também podem compor a aliança. O Senai Departamento Nacional irá disponibilizar até R$ 2 milhões, para distribuição nos projetos, conforme as regras apresentadas na categoria. Mais informações sobre as chamadas, seus processos de inscrições e prazos podem ser acessados no Portal da Indústria.

Data da última modificação: 10/05/2021, 18:53