Notícias Notícias

Voltar

Inscrições abertas para Prêmio Professor Rubens Murillo Marques

Iniciativa da Fundação Carlos Chagas valoriza experiências educativas de professores de Licenciatura

Da assessoria da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Até 30 de julho, a Fundação Carlos Chagas (FCC) recebe inscrições para a 8ª edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques (PPRMM), que valoriza e divulga experiências formativas realizadas por professores formadores dos cursos de Licenciatura. Além do mérito e do reconhecimento conferido a essas experiências, três premiados são agraciados com um prêmio em dinheiro no valor de R$ 20 mil e um troféu, que é réplica de uma escultura da artística plástica Vera Lucia Richter, abrigada no jardim interno da Fundação. O detalhamento de cada trabalho premiado é publicado na Coleção Textos FCC.

Único no Brasil voltado para os profissionais responsáveis pela formação dos futuros docentes da educação básica, o prêmio busca dar visibilidade a práticas didáticas de formadores de professores e estimular outros profissionais a divulgarem os seus trabalhos. A cada edição, a seleção dos vencedores do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques é realizada por uma Comissão Julgadora, composta por especialistas na área da formação docente do projeto inscrito.

As últimas sete edições receberam mais de 470 trabalhos e reconheceram 24 docentes das cinco regiões brasileiras (11 estados) de instituições públicas e privadas. Como afirma Patrícia Albieri de Almeida, pesquisadora da Fundação Carlos Chagas e uma das coordenadoras do prêmio, “os premiados tiveram a oportunidade de registrar e compartilhar suas vivências, potencializando o sentimento de que há caminhos possíveis e alternativas diversas no contexto da formação inicial de professores”.

Cada professor poderá inscrever apenas um projeto com experiências realizadas e concluídas no ano de 2017, em qualquer parte do país. Premiados em edições anteriores não poderão participar. Mais informações estão no edital e regulamento do prêmio, disponíveis no site da FCC.

Na última edição, em 2017, a professora Cristiane Fuzer, docente do curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal de Santa Maria (Santa Maria, RS) foi laureada pelo Prêmio Rubens Murillo Marques. O projeto “Leitura e avaliação de textos: etapas para a formação inicial de professores de produção textual” consiste em subsídios e estratégias para formação inicial de professores de produção textual, envolvendo atividades que aliam teoria e prática por meio de experiências de interação real via textos com alunos da educação básica.

 

 

Data da última modificação: 03/07/2018, 18:06