Inscrições abertas para o projeto “Entre tempos pandêmicos: poéticas e políticas com a juventude universitária”

São ofertadas 30 vagas para estudantes de graduação vinculados a qualquer curso da UFRPE, UFPE e Ufal

Estão abertas as inscrições, até o dia 15 deste mês, para o projeto de extensão interinstitucional “Entre tempos pandêmicos: poéticas e políticas com a juventude universitária”, que oferta 30 vagas para estudantes de graduação vinculados a qualquer curso da UFRPE, UFPE e Ufal. O período de realização do projeto será de setembro a dezembro, às terças-feiras, das 14h às 16h, via Google Meet. As inscrições podem ser feitas acessando o formulário de inscrição via QR Code ou enviando e-mail para proj.pesquisaextensaoalpe@gmail.com.

A pandemia de covid-19 gerou muitas repercussões nos diversos setores sociais, agudizando desigualdades e afetando sobremaneira as condições de acesso e permanência de parcela significativa de jovens no ensino universitário. Os atuais desafios experimentados no Ensino Superior repercutem nas expectativas de conclusão da formação universitária e construção de trajetória profissional. A partir dessas reflexões, foi delineado o projeto “Entre tempos pandêmicos: poéticas e políticas com a juventude universitária”, que buscará conhecer as vivências dos jovens universitários e as produções de dispositivos de cuidado e resistência construídos por eles para se manterem conectados com o Ensino Superior.

O projeto será realizado a partir de coletivos de pesquisa interinstitucionais vinculados a três instituições de Ensino Superior localizadas em diferentes territórios da Região Nordeste do Brasil: Sertão do Pajeú (Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST)), Recife (Universidade Federal de Pernambuco – UFPE) e Agreste de Alagoas (Universidade Federal de Alagoas (Ufal) – Palmeira dos Índios). A constituição de um coletivo e de um processo de pesquisa-extensão interinstitucional será operacionalizado de forma remota, particularmente através do uso do Google Meet, local onde o grupo de pesquisadores se reunirá semanalmente com os jovens universitários.

O projeto será desenvolvido através de uma metodologia participativa, através da mediação literária e construção de itinerários dialógicos via Instagram. A proposta é construir potentes reflexões sobre os desafios e as possibilidades que atravessam a juventude universitária do Nordeste do Brasil, ressaltando as especificidades territoriais e também as zonas de contato e aproximação produzidas em uma sociedade articulada via redes sociais.

proj.pesquisaextensaoalpe@gmail.com

Data da última modificação: 07/07/2022, 15:18