Inscrições abertas para a primeira edição no Recife do Water Innovation Lab

Estudantes de graduação e pós-graduação, jovens profissionais e líderes comunitários podem participar da imersão

Da assessoria do evento

Vão até 31 de julho as inscrições para a edição 2019 do Water Innovation Lab (WIL), que pela primeira vez vai reunir parceiros e jovens no Recife para debater caminhos que permitam lidar com o recurso natural mais valioso do planeta: a água. As inscrições podem ser feitas pelo site do evento.

O público-alvo da ação, que acontece entre 9 e 16 de novembro, é formado por estudantes de graduação e pós-graduação, jovens profissionais e líderes comunitários com idades entre 18 e 35 anos, que tenham interesse em desenvolver habilidades de liderança e ferramentas de inovação colaborativa com o objetivo de encontrar soluções inovadoras para os temas água e segurança hídrica.

Considerando as peculiaridades da região, sete temas vão ser explorados no “WIL Brasil Nordeste: áreas costeiras, semi-árido, ambientes urbanos e o déficit hídrico”: reaproximação da população com as águas; acesso à água e saneamento e segurança hídrica; água e saúde: doenças de veiculação hídrica; águas costeiras e mudanças climáticas; sistemas de baixo custo: reuso e saneamento; economia circular e aplicações com recursos hídricos; e os impactos da indústria na água: gestão e potencial

Ao final, projetos serão selecionados para receber apoio financeiro de até R$ 10 mil de SeedFunds para, junto a mentores, iniciar o piloto ou prototipagem das inovações colaborativas.  Dois SeedFunds já confirmados serão destinados aos projetos que contemplem economia circular e o potencial dos resíduos do sistema de tratamento de esgoto; e apliquem tecnologia da informação (Big Data, IA, Blockchain e GIS) para melhorar o acesso do público à água e saneamento.

O WIL é capitaneado pela ONG canadense Waterlution, em parceria com organizações como BRK Ambiental, Grupo Europa, Cesar, Inciti, Fundación Avina, Mapas, aQuamec, AcquaMater e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

ONG – A Waterlution é uma organização canadense sem fins lucrativos com 15 anos de experiência, que facilita o diálogo com diferentes atores no âmbito da água e capacita jovens líderes no setor de recursos hídricos. Isso se torna evidente em nossos workshops canadenses e internacionais, eventos de hub e Laboratórios de Inovação da Água.

No programa WIL Global, já passaram mais do que 700 jovens criando mais do que 70 projetos com o apoio de mais do que 150 parceiros. Além do programa WIL, os métodos de treinamento e facilitação do Waterlution e seus outros programas já envolveram mais de 7 mil participantes com as habilidades transformadoras necessárias para se tornarem líderes no futuro da água.

Data da última modificação: 06/06/2019, 17:27