Inovação inclusiva é discutida durante simpósio internacional na UFPE

O evento começou ontem (26) e vai até a noite de amanhã (28)

Entender como a produção do conhecimento científico pode ser realizada de forma aberta, com contribuições externas à academia é importante para tornar este conhecimento mais eficiente e acessível. A ideia foi defendida pelo pesquisador Mariano Fressoli, do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas da Argentina (Conicet), durante a sua apresentação no II Simpósio Internacional do Conhecimento de Inovação de Pernambuco, na manhã de hoje (27), na Biblioteca Central, no Campus Recife da UFPE.

Foto: Passarinho

Mariano Fressoli trouxe a experiência de pesquisas na Argentina

O evento, que começou ontem (26), vai até a noite de amanhã (28), com painéis e sessões temáticas proferidas por pesquisadores dos Estados Unidos, da Índia, da África, da Argentina e do Brasil. “O principal objetivo do simpósio é a troca de experiências e a possibilidade de promoção de novas parcerias entre a UFPE e a Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação (Secti), com a criação de ações contínuas que possam sempre estar vislumbrando iniciativas e soluções direcionadas às pessoas com menor acesso à tecnologia”, explicou o professor César Andrade, do Departamento de Bioquímica da Universidade, que é gerente de Tecnologias da Secti.

Voltado para a Inovação Inclusiva que, atualmente, está associada ao desenvolvimento de novos produtos (bens e/ou serviços) e processos que visem incremento da qualidade de vida das pessoas situadas na Base da Pirâmide Social (BdPS), o simpósio é uma ação articulada entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Grupo de Pesquisa em Inovação, Tecnologia e Território (GRITT) da Universidade e a Coordenação de Articulação e Promoção de Parcerias Estratégicas (Cappe) da Positiva UFPE.

O evento conta com a participação de pesquisadores, líderes, empreendedores sociais e empresários e foi prestigiado pela secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lúcia Melo, que destacou a importância da inovação inclusiva, de como a excelência universitária pode se integrar com as necessidades da população. “Daqui, a gente espera ter novas orientações, aprender com as experiências e criar parcerias”, finalizou. A programação completa do simpósio pode ser conferida no site do evento.

Data da última modificação: 27/11/2017, 16:31