Iniciados eventos científicos internacionais realizados pelo Lika

O VIII Simpósio Internacional em Diagnóstico e Terapêutica (VIII Sinater), o III Simpósio Internacional sobre Doenças Raras e a XI Jornada Científica do Lika começaram, na manhã de hoje (19), no Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (Lika) da UFPE, localizado no Campus Recife. Os eventos acontecem simultaneamente, com programação conjunta, e reúnem quase 200 participantes. Entre os palestrantes estão pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

Fotos: Fabson Gabriel

Eventos contam com palestrantes brasileiros e estrangeiros

Até esta quinta-feira (21), serão discutidos temas ligados ao zika vírus, à terapia gênica, aos sistemas de diagnósticos moleculares, às doenças raras, aos aspectos voltados à alta tecnologia para o desenvolvimento de biossensores, entre outros. “São temas na fronteira do conhecimento”, afirmou o diretor do Lika, professor José Luiz de Lima Filho, durante a cerimônia de abertura dos eventos. “Mostramos à comunidade universitária que estamos fazendo ciência de qualidade”, comemorou.

Além das palestras, que são ministradas em inglês, a programação conta com apresentação de 137 trabalhos de estudantes de graduação e pós-graduação. A programação completa dos eventos, realizados pelo Lika, pode ser conferida no site do evento.

O professor José Luiz de Lima Filho, que também coordena os eventos, reforçou ainda a interseção entre o setor produtivo empresarial e a academia, em um estímulo ao empreendedorismo voltado ao desenvolvimento social e à melhoria da qualidade de vida da população. Os eventos inclusive contam com apoio intelectual e financeiro de diversas startups, algumas iniciadas no próprio Lika.

Representando o reitor Anísio Brasileiro, o pró-reitor para Assuntos Acadêmicos da UFPE, professor Paulo Goes, destacou a importância de estimular a formação de um conhecimento equânime, de modo a “oferecer uma perspectiva de formação aos nossos alunos, da graduação à pós-graduação”.

Diretor do Lika destaca produção científica de qualidade

ABERTURA – A abertura dos eventos contou com apresentação musical do Duo Amoroso, composto por Andréa Alencar (violão) e Rebeca Iva (violino), ambas alunas do bacharelado em Música da UFPE. A mesa solene foi composta pelo pró-reitor para Assuntos Acadêmicos da UFPE, professor Paulo Goes; pelo diretor do Lika, professor José Luiz de Lima Filho; pelo diretor da Fiocruz-PE, Sinval Brandão; pelo representante do Ministério Público Federal (MPF) Marcos Costa e Silva; pelo professor da University College London (Inglaterra) Jim Owen; pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biologia Aplicada à Saúde – Lika/UFPE, professor Luiz de Carvalho; e pela coordenadora científica do VIII Sinater, Elizabeth Chaves.

Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (Lika)

Data da última modificação: 19/09/2017, 16:12