Inaugurada a requalificação de dois laboratórios de ensino, no Centro de Tecnologia e Geociências (CTG)

O evento de abertura reiterou a importância dos investimentos em tecnologia na Universidade

Foto: Passarinho

Novos espaços vão beneficiar alunos da graduação e da pós

Foram inaugurados, na quinta-feira (22), no anfiteatro do Departamento de Eletrônica e Sistemas (DES), o Laboratório Didático de Eletrônica (LDE) e o Laboratório Didático de Automação e Modelagem de Sistemas (Ladams). O evento contou com a presença do reitor Anísio Brasileiro; do diretor do CTG, Afonso Oliveira; do chefe do DES, Joaquim Martins, além de discentes e docentes da Universidade.

Com a requalificação, os laboratórios receberam novos pisos, equipamentos eletrônicos mais modernos, novas cadeiras, melhorias na comunicação – internet -, e novo sistema de refrigeração. O custo da reforma foi de aproximadamente R$ 500 mil, recursos advindos da UFPE e do edital da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe)/Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq). Cerca de 250 alunos, por semestre, da graduação, alunos da pós e dos projetos de extensão serão beneficiados pela requalificação.

Os representantes do projeto de extensão Asa Branca e da empresa júnior Dipolum Consultoria também estiveram no evento. Ambos salientaram a importância de investimentos em tecnologia na UFPE e a importância dos mesmos para a sociedade. O diretor do CTG, Afonso Oliveira, comentou a relevância dos laboratórios não só para os alunos do departamento, mas também para todos os alunos do centro. Afonso também salientou a importância do diálogo/interação entre alunos, departamento, projetos de extensão e empresas juniores “para o crescimento e desenvolvimento de iniciativas como a Asa Branca e Dipolum”.

O reitor Anísio Brasileiro finalizou a cerimônia falando sobre as cobranças feitas, em relação aos investimentos, e sobre o futuro. Ele destacou a relevância da eletrônica para a Universidade e declarou total apoio às empresas juniores. “Tudo o que precisarem vão ter”, afirmou o reitor, sobre os investimentos nestas empresas. Anísio também falou sobre a importância da Inteligência Artificial (AI) em diversos campos e sobre os investimentos internacionais em relação a isso, utilizando a deixa para questionar o interesse do CTG em desenvolver AI. Por fim, o reitor fez uma citação de Boaventura Santos para falar sobre o “amanhã no mundo do trabalho” e afirmou que “gostaria de incentivar as interfaces da eletrônica, da biomédica, e afins, para que se possa constituir um polo interdisciplinar nessas áreas”.

Data da última modificação: 26/11/2018, 17:24