Importância do custeio da alimentação escolar em debate no Giro Nordeste hoje (23)

O programa, que começa às 17h na TVU (canal 11.1), discute sobre alimentação escolar e a relação com a agricultura familiar no país

Os investimentos governamentais em alimentação escolar de crianças e jovens no Brasil são explicados no Giro Nordeste de hoje (23) com a assessora da Organização pelo Direito Humano à Alimentação e à Nutrição Adequadas (Fian) Brasil, Mariana Santarelli. O programa é exibido na TVU (canal 11.1) sempre às sextas-feiras, e, excepcionalmente, durante o período de veiculação do guia eleitoral, no horário das 17h. Nesta semana, o comunicador Josimar Parahyba participa da bancada virtual junto com outros entrevistadores de emissoras públicas de televisão e rádio do Nordeste.

De acordo com Mariana, que também é coordenadora do Observatório da Alimentação Escolar (OAE), “o valor que é transferido pra o ensino básico é o valor de R$ 0,36 por aluno por dia, o que vai dar menos de R$ 8 por mês. Qualquer mãe de família sabe que esse valor é insuficiente até mesmo para garantir um pão com manteiga diariamente”. Santarelli ainda ressalta que “esse valor não é reajustado desde 2017, mas a gente observa que, desde 2010, o reajuste não é feito de forma suficiente pra lidar com essa alta do preço dos alimentos”.

Sobre o veto do Governo Federal ao reajuste do PNAE, a assessora da FIAN Brasil é incisiva: “De fato há uma tentativa de destruição à medida que você gera um subfinanciamento dessa monta, ainda mais diante de um contexto da inflação dos alimentos. Então de nada adianta a gente ter uma lei super bonita, porque a lei do PNAE é uma lei muito boa, que inclusive obriga que 30% dos alimentos sejam comprados localmente, da agricultura familiar, se o recurso é tão pequenininho, tão mínimo. Então de fato é isso, não tem como seguir as diretrizes de uma alimentação adequada e saudável, não tem como manter os avanços que a gente teve nos últimos anos com o orçamento tão pequeno.”. Durante a entrevista, a convidada ainda fala sobre as semelhanças entre a fome no Brasil retratado por Josué de Castro nos anos de 1950 e o contexto atual.

Data da última modificação: 23/09/2022, 15:18