II Congresso UFPE em Debate começa amanhã (6)

Evento reúne no Recife a comunidade acadêmica de todo o Brasil para discutir o papel da universidade brasileira

Da assessoria

A partir de amanhã (6), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) sedia o II Congresso UFPE em Debate, promovido pela Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe). O evento vai reunir, até sexta-feira (9), a comunidade acadêmica de todo o Brasil para discutir a respeito do papel da universidade brasileira, as variadas convergências de temas na atualidade e as relações da instituição com a ciência, a tecnologia, a cultura e a arte, a partir do tema Universidade de Ideias e Ideias de Universidade.

Na abertura, duas conferências de peso prometem reunir estudantes e professores das mais diversas áreas. Às 10h30, o geólogo Guilherme Estrella, ex-diretor da Petrobras no período de descoberta do pré-sal no Brasil, realiza conferência com mediação de Mário de Lima Filho. Em seguida, às 11h30, é esperado o ex-chanceler Celso Amorim, ex-ministro das Relações Exteriores e da Defesa. O presidente da Adufepe, Edeson Siqueira, é responsável por mediar a segunda conferência.

Ainda no primeiro dia, os participantes podem assistir, à tarde, mesas-redondas simultâneas sobre direitos humanos, inclusão e empoderamento. O historiador Joanildo Burity, da Fundação Joaquim Nabuco, e a socióloga Vera Cêpeda, da Universidade de São Carlos (UFSCar), ambos com pós-graduação em Ciência Política, estarão na mesa “Inclusão e Empoderamento”, a ser realizada no auditório do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) da UFPE, das 15h às 18h.

No mesmo horário, outro debate ocupará o auditório da Adufepe, logo após a apresentação dos artigos de opinião, marcada para as 14h. Além da integrante do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) Rubneuza Leandro, Moisés Santana (UFRPE), os professores Maria de Nazaré Tavares Zenaide (UFPB) e Antônio Carlos Cardoso (UFPE) debaterão diversos aspectos de compromisso e defesa dos direitos, como posse de terra em assentamentos, inclusão da pessoa com deficiência, racismo, políticas em direitos humanos e cidadania.

Para assistir às palestras, é preciso fazer credenciamento on-line, por meio da página da Adufepe na aba inscrições. No primeiro dia, pela manhã, os inscritos receberão o material do evento (crachá, programação completa) no cadastramento montado na entrada do auditório do CTG. Nos demais dias, o credenciamento funcionará em tenda montada nos jardins da Adufepe. O credenciamento é essencial para que os participantes tenham livre acesso às atividades do evento e adquiram o certificado de participação ao final da maratona de discussões.

WEB - Além da cobertura completa nas redes sociais e em página específica no site da Adufepe, o II Congresso UFPE em Debate também terá transmissões ao vivo das mesas-redondas, conferências e palestras, por meio dos perfis do Facebook e pelo canal do YouTube da associação (Ascom Adufepe). A intenção dos organizadores é que os internautas possam prestigiar a programação em tempo real, interagir, comentar e compartilhar em suas próprias redes.

Data da última modificação: 05/11/2018, 14:22