I Colóquio de Estudos Contemporâneos do Direito da Faculdade Damas será nos dias 27 e 28

Evento é voltado para estudantes de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores em geral

O diretor da Faculdade de Direito do Recife (FDR), Francisco Queiroz, ministrará a palestra de abertura do I Colóquio de Estudos Contemporâneos do Direito da Faculdade Damas, a ser realizado nos dias 27 e 28 deste mês. Os interessados em participar devem fazer a inscrição no site da Faculdade Damas . O investimento é de R$ 20 para estudantes e de R$ 30 para profissionais. Estudantes cotistas podem participar gratuitamente, através de envio de e-mail e documento comprobatório para icoloquiodamas@hotmail.com .

Voltado para estudantes de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores em geral, o evento tem a temática “Novos Direitos e Novos Sujeitos de Direito”. Durante o colóquio, serão debatidos temas que envolvem tópicos como o ativismo judicial, a perspectiva crítica da Operação Lava Jato e questões de Gênero e Direito. O evento também é uma oportunidade para apresentação de produções acadêmicas no âmbito dos seis eixos temáticos em que foram divididos os Grupos de Trabalho (GTs).

Os eixos temáticos dos GTs são: Meio ambiente, subjetividades e resistência; Culpabilidade e pena; A lei falimentar e as fraudes empresariais e a perspectiva criminal; Reforma trabalhista: avanços e retrocessos; Pensamento decolonial e pós-colonial no direito contemporâneo; Ajustes fiscais, reformas estruturais e tamanho do Estado no Brasil.

As produções acadêmicas podem ser enviadas até o dia 21 deste mês para o e-mail coloquiodamas@gmail.com , de acordo com as regras exigidas no edital disponível no site da Faculdade Damas. Os trabalhos apresentados nos GTs serão publicados em e-book.

27/10 | Teatro Madre Chantal
18h30 – Credenciamento

19h – Conferência de Abertura
A atuação do STF e os limites do ativismo judicial