Notícias Notícias

Voltar

Hospital das Clínicas participará de mutirão nacional contra o câncer colorretal

Serão realizados exames, diagnósticos e tratamentos em cerca de 60 pacientes

 

O Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) participará do Mutirão Nacional contra o Câncer Colorretal em parceria com a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed) de segunda-feira (22) até sexta-feira (26) em dois turnos, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Cerca de 60 pacientes serão examinados no Setor de Endoscopia, localizado no 2° andar do prédio de ambulatórios da instituição. Esse mutirão irá acontecer em 11 cidades do país e o HC, que é unidade vinculada à Empresa de Serviços Hospitalares (Ebserh), será o único hospital de Pernambuco que vai participar dessa ação.

Os pacientes selecionados fazem parte da lista de espera do HC e já foram previamente agendados. Os critérios de seleção foram a idade, já que o câncer colorretal e as doenças precursoras dos tumores são mais frequentes em pessoas acima de 50 anos, e também pessoas que nunca foram submetidas a exames preventivos, como de colonoscopia. Os pacientes que forem diagnosticados com lesões serão tratados durante o procedimento (as lesões serão removidas), e os que apresentarem lesões pré-malignas serão diagnosticados e encaminhados para receber tratamento adequado.

“O câncer colorretal no Brasil é o terceiro câncer mais frequente em homens e o segundo mais frequente em mulheres, excluindo o câncer de pele. Possui uma alta mortalidade, pois muitas vezes só é diagnosticado em uma fase mais avançada. Esse mutirão é importante porque através dele poderemos diagnosticar as lesões precursoras dos tumores que, uma vez diagnosticadas, podem ser removidas, interrompendo um processo que levaria ao desenvolvimento da doença maligna”, explica Eduardo Siqueira, chefe do Setor de Endoscopia do HC. Vão participar dessa ação três médicos residentes, quatro endoscopistas e a equipe de enfermagem do setor de endoscopia do HC, além de médicos voluntários da Sobed.

 

 

Data da última modificação: 19/07/2019, 17:00