Notícias Notícias

Voltar

HC vai realizar campanha de doação de sangue nas próximas quinta e sexta-feira

A ação faz parte do recém-lançado Programa Pró-Sangue do HC

O Hospital das Clínicas da UFPE, em parceria com o Hemope, vai promover ação de doação de sangue, nas próximas quinta e sexta-feira (dias 12 e 13), na Unidade de Reabilitação, no térreo do HC (próximo à Portaria 4), das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h. As pessoas podem agendar pelo e-mail prosanguehcufpe@gmail.com ou doar sem marcar. No dia da doação, é necessário levar documento de identidade com foto.

A ação faz parte do recém-lançado Programa Pró-Sangue do HC, que atuará em três eixos dentro do hospital-escola: o uso racional e seletivo de hemocomponentes, a ampliação da captação de doadores de sangue e o monitoramento dessas atividades.

No Brasil, para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, mas em virtude da pandemia e da necessidade de não gerar aglomeração, o Hemope não está captando sangue de menores de 18 anos, pois eles precisam da presença de um dos responsáveis no ato da doação. Entre 60 e 69 anos, é importante salientar que a pessoa só poderá doar se já tiver feito alguma doação antes dos 60. Também é preciso pesar, no mínimo, 50 kg e estar em bom estado de saúde. Também não pode ter tido gripe, resfriado ou Covid-19 nos últimos 30 dias.

Além disso, o doador tem que estar descansado, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação, não fumar (cerca de três horas antes e após a doação) e não estar em jejum.

A doação é segura para o doador e para a pessoa que vai receber a transfusão sanguínea, já que uma série de medidas são tomadas, como a triagem clínica da situação de saúde e hábitos de vida do candidato e testes para a detecção de doenças transmitidas pelo sangue.

Data da última modificação: 09/11/2020, 17:42